Suspensão do Concurso da PC-PA 2021

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos públicos - Pará - Polícia Civil

Confira aqui mais detalhes sobre a suspensão do concurso 2021 da Polícia Civil do Pará.



Apesar das manobras para se superar a crise de pandemia, nem todos os procedimentos nesse sentido dão certo.

Recentemente foi anunciado que o certame para cargos na PC/PA, o órgão da Polícia Civil do Estado do Pará, sofreu suspensão por meio de comunicado oficial da própria banca organizadora, no caso, o Instituto AOCP. Esta seleção vai permanecer suspensa provisoriamente. Este processo de seleção, em seu documento de edital oficial, conta com 1.088 postos para cargos na função de Inspetor, na função de Escrivão, na área de Papiloscopista e na função de Delegado da Polícia.

O comunicado oficial da Secretaria de Estado, de Planejamento e de Administração (SEPLAD), em conjunto com a Polícia Civil do estado do Pará (PCPA), pode ser resumido no seguinte:

A partir do uso das atribuições legais que competente aos dois órgãos e, por conta da mais recente decisão proferida nos registros dos autos de Ação Civil Pública, foi tornada pública a suspensão deste novo certame público, cuja meta está no provimento de cargos em nível superior para as Carreiras Policiais no setor de Investigador da Polícia Civil; na função de Escrivão da Polícia Civil e na função de Papiloscopista.



Portanto, todos os cidadãos inscritos neste mesmo processo seletivo deverão manter-se bastante atentos à nova publicação do documento de edital, atualizado, no qual constará o novo itinerário das fases. Essa mesma publicação consistirá de edição especial do Diário Oficial do Estado do Pará, como também os mesmos deverão acessar mais informações por meio do seguinte endereço eletrônico: www.institutoaocp.org.br.

Sobre a estrutura deste concurso do PC/PA, seguem as informações:

No caso, a distribuição dos cargos seguiu o seguinte critério: na função de investigador da polícia civil, o edital indica 506 postos efetivos; para a função de escrivão de polícia civil, no edital está indicando 252 postos efetivos; na função de papiloscopista está registrado 65 postos e na função de delegado de polícia civil, são mais 265 postos. Porém, todas as vagas fazem parte do edital que entrou em suspensão, portanto, não sabe com o mesmo ficará na sua reabertura, já que suspensão não significa anulação.

Certamente, quando o certame for retomado e aberto, novamente, algumas alterações serão perpetradas, antes, no edital. Não se sabe se a quantidade postos ora disponíveis será a mesma, ou seja, se será ampliada a quantidade de vagas ou serão diminuídas.

Sobre as funções e requisitos: estas carreiras exigem do concorrente a posse de certificado em graduação superior em quaisquer áreas, excetuando a função de delegado, a qual exige, rigorosamente, que o concorrente possua graduação em Direito.

Os valores dos vencimentos iniciais são os seguintes: de 6.893 reais para o cargo de investigador, cargo de escrivão e na função de papiloscopista. No valor de 18.050 reais para delegado. São salários altos, e com progressão ao longo do tempo. A demanda é urgente no setor, apesar desse impasse, que será resolvido em breve.

Sobre a estrutura das provas do certame da Polícia Civil do Estado do Pará, segue:

O caderno de prova objetiva, a prova discursiva e a aplicação do simulacro de peça processual compõem a estrutura e sequência que seria ministrada, caso não fosse suspensa. A data dos exames estava agendada para aplicação entre os dias 21 deste mês de março, para a carreira de delegado, e 28 deste mesmo mês para as demais carreiras, ou seja, de investigador, de escrivão e de papiloscopista. Infelizmente, no momento, todas estão suspensas.

Para verificar mais informações, acesse o site: https://www.institutoaocp.org.br/concurso.jsp?id=302.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *