Novo Concurso para Professor da Seduc RS 2021 – Previsão

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos públicos - Rio Grande do Sul - Secretaria de Educação - Seduc

Seleção oferece 1.500 vagas. Edital da seleção deve ser divulgado em breve.

Mais um concurso público está prestes a ter o edital publicado. É importante estar mantendo a população atenta a essas oportunidades, de modo a incentivar as pessoas a não permanecerem na inércia, durante o período de pandemia, abrindo novas perspectivas para quem foi financeiramente prejudicado nessa crise.



Trata-se do próximo certame público que proverá cargos na Seduc (RS), ou Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, o qual havia sido anunciado pelo governador em meados do mês de janeiro deste ano, 2021. A comissão organizadora já está formada e reunida, trabalhando todos os dias para acelerar esse processo de estruturação do texto do edital. A comissão foi anunciada em edição especial do Diário Oficial da região, no dia 23 de março. Deste modo, o passo seguinte será a determinação de qual instituição atuará como banca organizadora.

Depois de firmado com contrato com a banca, então será dado o passo final, de publicação do documento de edital que abre o período de inscrições. Assim, nos próximos dias, novas atualizações serão publicadas.

A meta deste concurso está em prover um total de 1.500 postos efetivos para cargos de professores, em setores de atuação que deverão ser determinados em breve, no mesmo documento. Todos os futuros concorrentes que forem selecionados, nomeados e convocados para ingresso no setor de magistério no Rio Grande do Sul, estarão exercendo cargo em departamentos específicos, conforme as funções a serem exercidas, com requisito básico de ensino médio ou de graduação em nível superior. Vencimento inicial no valor de 2.168 reais.



Conforme as últimas atualizações do próprio governo estadual, a partir do ano de 2019 começaram as aposentadorias compulsórias e 3.463 novas vagas foram abertas; no ano passado, 2020, entorno de 559 cadeiras ficaram vagas. Outros 2.000 postos estão sendo avaliados, conforme a necessidade ou não do órgão, para futuras ocupações que poderão ser incluídas no rol de vagas desse concurso. Atualmente existe necessidade de reposição de profissionais da educação para mais 2.384 instituições escolares.

O histórico do último certame para cargos no Seduc (RS) poderá orientar os futuros candidatos:

O anterior processo de seleção, para preenchimento de vagas na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, realizado no ano de 2014, com meta de prover cargos em carreiras na educação e de servidores no setor de apoio escolar, disponibilizou em torno de 10 mil postos efetivos, distribuídos em funções variadas, abrangendo candidatos em nível médio, técnico e superior, para atuação em modalidade normal.

Para o setor de apoio foram disponibilizados em torno de 1.393 vagas, reservadas para as seguintes funções: para a ocupação de agente educacional I (técnico no setor de nutrição, com 240 postos); para a função de agente educacional II (de assistente financeiro, com 270 postos); para a função de administrador escolar, com 354 postos; no cargo de interação junto ao educando, com 339 postos; de técnico em informática, com uma vaga, e para a função de tradutor e de intérprete em línguas de sinais, setor de libras, com 76 postos.

Sumarizando as informações essenciais:

Novo certame para provimento de cargos na Seduc (RS) ou Secretaria Estadual de Educação Rio Grande do Sul. Número inicial de vagas: 1500; cargos no setor de educação, Professor; departamento de atuação: Educação; vencimento inicial: 2.168 reais; lotação no Estado do Rio Grande do Sul.

Até o presente momento estas são as informações angariadas por meio do órgão e do Diário Oficial do Estado. Mais notícias em breve.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *