Novo Concurso Instituto Rio Branco 2021 – Diplomata

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos públicos - Instituto Rio Branco

Regulamento do certame é publicado. Confira os detalhes.

Um novo concurso público está próximo de ter o edital publicado, ainda nesse primeiro semestre de 2021.



O próximo certame que proverá cargos no Instituto Rio Branco, edição 2021, está próximo de ser definitivamente anunciado, com edital publicado, embora ainda não haja uma data certa para a divulgação do mesmo. É necessário, no entanto, que as provas, nomeações e convocações do último concurso para os mesmos cargos sejam cumpridas.

O ministério das Relações Exteriores fez publicar no dia 19 deste mês de março a portaria n° 344, cuja função está em definir a solicitação da instituição. Este documento determina quais são os critérios que deverão reger um concurso dessa categoria, ou seja, na área de diplomacia, levando-se em conta que se trata de um tipo de certame que é anualmente realizado. Portanto, o requisito básico para participar desta seleção é possuir certificado de graduação superior, em quaisquer áreas. O vencimento inicial e atual está no valor de 19.657 reais, abrangendo mais um salário no valor de 19.199 reais, suplementado pelo auxílio alimentação no valor de R$ 458, em conformidade com o certame anterior, aberto no ano passado, e ainda em vigor.

É importante fazer observar novamente o seguinte: será necessário que todos os nomes dos concorrentes, aprovados no certame que comporá a turma de 2020, sejam convocados, para que o mesmo seja definitivamente concluído, e o processo seletivo deste ano tenha seu edital publicado. Assim, as provas do concurso aprovado no ano passado serão aplicadas nesse ano. Esse fato inusitado se deu, obviamente, por conta da pandemia de Covid-19, que provocou muitos atrasos na vida econômica e social do país, considerando que as provas de 2020, que serão ministradas no mês de maio de 2021, haviam sido marcadas para o dia 30 de agosto de 2020. É necessário aguardar todo esse processo concluir-se, para iniciar o novo certame.



Sobre o histórico do edital do certame anterior, para cargos no Instituto Rio Branco, seguem as informações:

O edital do processo de seleção publicado no ano passado, 2020, para a carreira de diplomacia, no Instituto Rio Branco, disponibilizou 25 postos efetivos, inicialmente. A organização que foi determinada para reger aquele concurso foi o Instituto Americano de Desenvolvimento, ou Iades. Como foi explicado acima, os cadernos de provas serão ministrados no mês de maio deste ano, 2021, devido aos problemas causados pela pandemia ano passado, que forçaram a suspensão das mesmas.

Portanto, este mesmo certame será realizado em três etapas distintas, conforme segue a sequência: as provas objetivas, versando sobre o conteúdo programático que compõe matéria de língua portuguesa; em língua inglesa; na área de história do Brasil; de história mundial; na área de política internacional; na área de geografia; de economia e versando em direito.

Estrutura da prova:

As questões estão divididas conforme o seguinte critério: são 10 questões em língua portuguesa; nove questões em língua inglesa; 11 questões na área de história do Brasil; 11 sobre história mundial; 12 em política internacional; seis questões na área de geografia; oito questões em economia e seis em direito.

A segunda parte da prova será discursiva, escrita, versando em língua portuguesa e em língua inglesa, a terceira fase consistirá em provas escritas sobre história do Brasil; sobre geografia; em política internacional; em economia; em direito e em língua espanhola e língua francesa.

Resumo:

Novo certame do Instituto Rio Branco, edição 2021; setor de atuação: administrativo; grau acadêmico exigido: graduação superior. Remuneração inicial no valor de 19.657 reais.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *