Novo Concurso do Zoológico DF 2021 – Previsão de Edital


Novo Concurso do Zoológico DF 2021 – Previsão de Edital

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos previstos - Concursos públicos - Distrito Federal

Seleção deve substituir trabalhadores terceirizados.

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília, está dando seus sinais se um próximo concurso público! Na última segunda-feira, dia 15 de março de 2021, houve a publicação de uma instrução que reestrutura a comissão que é responsável pelo certame. O concurso tem sido aguardado desde 2020, quando foi confirmada a primeira comissão, onde o objetivo era realizar um levantamento das necessidades para uma nova seleção. Apesar de não haver uma estimativa precisa, o Tribunal de Contas do Estado recebeu uma documentação do Ministério Público de Contas do Estado onde fora relatada a necessidade de uma nova contratação.

O motivo principal da nova contratação é o relato de maus-tratos por parte de funcionários terceirizados. Devido a falta de pessoal efetivo, a entidade precisou contratar equipes terceirizadas ou comissionadas para auxiliar nas atividades diárias, onde os eventuais incidentes começaram a aparecer. As carreiras com maiores possibilidades de oferta de contratação são para as vagas de assessor de gabinete, assessor, gerente, assessor técnico, chefe de núcleo, diretor, assessor jurídico e assistente de plantel.

Fundado em 06 de dezembro de 1957, antes mesmo do surgimento da capital federal, o zoológico abrange uma área de 139,7 hectares, sendo 3 destes destinados à produção de alimentos dos animais, a fundação surgiu para promover um ambiente adequado as espécies e indivíduos que não possuem mais condições de permanecerem em seu habitat, devido à crescente degradação ambiental e exploração humana, utilizando de estratégias de conservação e recuperação da fauna. A entidade conta com uma equipe técnica especializada em promover uma melhor qualidade de vida com adequações no manejo, nutrição, ambientação, acompanhamento veterinário e muitas outras atividades para que a reprodução em cativeiro se torne a mais natural possível, possibilitando resultados satisfatório na recuperação das espécies.

Leia também:  Concurso INMETRO 2014 define organizadora

Sua constante busca pela conservação e pesquisa também conta com outros projetos como o Plano de População de Espécies, elaborado em 2018, baseado nas metas de seu Estatuto, como a contribuição para a conservação do patrimônio de Biodiversidade do Distrito Federal, a produção, sistematização e disseminação de informações, pesquisas, análises, estudos e projetos para a preservação do meio ambiente, a promoção da conscientização ecológica dos visitantes por meio da manutenção de programas interativos de educação ambiental e o investimento na criação e na manutenção de calendário de atividades, destinadas à valorização da cultura e preservação da natureza. O plano vigente da população foi constituído levando em conta também a missão de ser um zoológico adepto da concepção moderna, com base nos manuais da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários, publicada em setembro de 2013. Todas as atividades desenvolvidas pelo instituto seguem a Comissão de Ética, onde é possível submeter seu projeto de pesquisa para a aprovação, controle e vigilância das atividades que envolvam pesquisas relacionadas aos animais das espécies filo Chordata, subfilo Vertebrata, baseando se nas disposições contidas no Estatuto que, em decisão fundamentada, será procedida ao juízo de admissibilidade. É necessário o envio do formulário unificado, impresso e assinado pelo pesquisador responsável junto de seu Projeto de Pesquisa e demais documentos requeridos pela Diretoria de Pesquisa da fundação. Para que o projeto entre na fila, ele deve ser encaminhado com uma antecedência mínima de 30 dias da próxima reunião, e o resultado da análise será divulgado ao pesquisador por meio de e-mail e uma cópia do parecer deve ser retirado pelo mesmo na CEUA.

Com uma fauna diversificada, o zoológico conta com mamíferos, aves e répteis, que recebem todos os cuidados necessários para seu bem-estar e preservação, além de diversos projetos para a educação ambiental de seus visitantes, contando com palestras e até mesmo um Museu de Ciências Naturais. Essa é sem dúvida uma grande oportunidade para todos aqueles que são amantes da natureza e que buscam uma carreira que seja capaz de prover a felicidade por meio deste contato com o nosso amado meio ambiente.

Leia também:  Concurso TJ RS 2019 - Inscrições Abertas

Richard Robert Guinther

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *