Novo Concurso do Serpro 2021 – Banca Organizadora é Selecionada

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos públicos - Serpro

Empresa organizadora deve divulgar o edital da seleção em breve.

Novos concursos estão em trâmite para estruturação e publicação de edital. É muito importante, sobretudo nesse momento de crise pandêmica, que as pessoas sejam informadas sobre concursos que já estão abertos e concurso ainda por abrir, de modo que sejam incentivadas a se prepararem para essas oportunidades, e não permanecerem em casa, sem expectativas.



De acordo com o que havia sido antecipadamente anunciado, o próximo certame para provimento de cargos no órgão da Serpro, ou Serviço Federal para Processamento de Dados, tem data próxima de efetivação. A primeira etapa de estruturação do processo de seleção iniciou no dia 12 deste mês de março, em edição especial do Diário Oficial da União, a partir da assinatura de parceria, contrato, com a instituição Cebraspe.

A quantidade de postos e a distribuição das vagas entre as funções não foi anunciado, até o momento, porém, como a publicação do documento de edital está próxima, todas essas informações. É provável que entre os meses de março e abril o edital esteja pronto e chegue ao público, dado que o contrato com a instituição que atuará como banca organizadora está assinado e todo o itinerário do concurso esteja quase pronto. Atualizações estão para ser noticiadas antes do fim de março.

Informações já confirmadas: este processo de seleção tem por objetivo prover contratações de profissionais como servidores em modalidade temporária. O tempo de duração dos contratos, de acordo com os mesmos dados, é de fazer ingressar os candidatos selecionados, para atuação até o dia 10 do mês de março do ano de 2023.



O documento de solicitação deste processo seletivo havia sido encaminhado para os gestores do órgão da Secretaria de Coordenação e de Governança sobre as Empresas Estatais, no mês de outubro do ano passado (2020). Em breve novas informações, quiçá o próximo passo é o lançamento do edital de abertura.

Histórico do último certame promovido pela Serpro, que pode servir de exemplo para compreender a estrutura do próximo concurso:

O anterior processo seletivo, pela Serpr, foi realizado no ano de 2013. Naquela ocasião foram disponibilizados em torno de 360 postos, que foram distribuídos entre variados cargos, cujos requisitos abrangeram nível médio e graduação superior. Naquele evento a função de banca organizadora coube à mesma instituição, ou seja, à Cespe (UnB), atualmente Cebraspe. Do conjunto de postos então disponibilizados, 147 vagas foram destinadas ao setor de técnico, com requisito de ensino médio, e os demais 213 postos destinados ao setor de analista, com requisito de graduação superior. Aquele mesmo concurso também formou cadastro reserva de pessoas.

História da instituição Cebraspe, ou Cespe (UNB):

Sobre a instituição Cebraspe, ou Cespe (UNB): a Cespe (UnB), ou Centro para Seleção e para a Promoção de Eventos, hoje Cebraspe, consiste em uma organização de atuação pública voltada à educação, inteiramente especializada na promoção de avaliações, de processos seletivos, e em conferir certificações; atuando, também, em intensas pesquisas sociais, estatísticas. São mais de quatro décadas de trabalhos nesses setores, sobretudo na promoção de variados concursos públicos.

Sumarizando: este próximo certame para cargos temporários na Serpro, ou Serviço Federal para o Processamento de Dados, tendo como banca organizadora o Cebraspe. Serão lotados postos em todos os Estado do Brasil, dado que o órgão possui unidades de atendimento em todas Unidades Federativas, e existe a possibilidade de alguns cargos serem exercidos em modalidade Home Office.

Vale a pena esperar por mais atualizações. Este é um dos concursos mais esperados pelos estudantes.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *