Novo Concurso do Senado Federal 2021 – Previsão de Edital


Novo Concurso do Senado Federal 2021 – Previsão de Edital

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos públicos - Senado Federal

Certame ainda aguarda novo aval do Senado.

Um novo concurso do Senado Federal poderá ser anunciado em breve! Desde 26 de agosto de 2020, o certame está com os preparativos suspensos, quando o ex-presidente do Senado publicou a portaria de número 5 de 2020, onde foi desfeita a comissão organizadora, em decorrência da crise causada pela pandemia do novo coronavírus no âmbito da saúde pública. É aguardado um aval do presidente da casa para que sejam retomadas as atividades. A banca organizadora não foi definida ainda, mas a assessoria de imprensa do Cebrasbe afirma que estão prontos para organizar o concurso neste ano ou no próximo.

Todavia, o Senado Federal já divulgou um projeto básico acerca do certame, onde consta a distribuição das vagas, as etapas, as formas de contratação da banca examinadora e demais cronogramas referentes a cada uma das atividades do concurso. Serão ofertadas um total de 40 vagas imediatas, que serão distribuídas em 4 vagas para advocacia, 2 vagas para Analista Legislativo – Administração, 2 vagas para Analista Legislativo – Contabilidade, 2 vagas para Analista Legislativo – Processo Legislativo, 1 vaga para Analista Legislativo – Arquivologia, 1vaga para Analista Legislativo – Assistência Social, 1 vaga para Analista Legislativo – Enfermagem, 1 vaga para Analista Legislativo – Informática Legislativa, 1 vaga para Analista Legislativo – Processo Legislativo e 1 vaga para Analista Legislativo – Registro e Redação Parlamentar, além de a formação de um cadastro reserva de pessoal.

O concurso consiste nas etapas de prova objetiva, prova discursiva, prova prática para o cargo de Analista Legislativo – Registro e Redação Parlamentar, exame de sanidade física e mental, teste de aptidão física, exame psicotécnico, prova oral para o cargo de advogado e prova de títulos para todos os cargos. As remunerações iniciam nos 13 mil reais mas podem chegar a ultrapassar os 34 mil!

Leia também:  Concurso MP PR 2018 - Inscrições Abertas

A prova objetiva é composta por 200 questões e será plicada para todos os cargos, sendo o foco de cada uma diferente para cada oportunidade, sendo elas de língua portuguesa, literatura nacional, redação, línguas estrangeiras: inglês e espanhol para os cargos de Advogado, Analista Legislativo e Técnico Legislativo, com o diferencial de direito para os cargos de Advogado; raciocínio lógico, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo para os cargos de Analista Legislativo; raciocínio lógico, noções de direito constitucional, direito administrativo, direito e processual civil, direito e processual penal, criminalística, direito digital, direitos humanos, administração e informática para o cargo de Técnico Legislativo.

No caso da prova discursiva, a dinâmica será uma redação de texto para o Técnico Legislativo e duas questões teóricas ou práticas seguidas de uma redação de texto para os cargos de Analista Legislativo. Já para as oportunidades de Advogado, a prova será aplicada somente para os candidatos aprovados na objetiva e será composta de quatro questões teóricas ou práticas seguidas de um parecer ou peça judicial, onde os candidatos aprovados nessa prova serão submetidos a uma prova oral com os seguintes conteúdos de direito: Direito Constitucional, Direito Digital, Direito Administrativo – Geral, Direito Administrativo – Licitações e Contratos, Direito Administrativo – Legislação de Pessoa Civil, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal e Direito Processual Penal. Serão aplicados também provas de taquigrafia e de aptidão física.

O último edital do Senado foi publicado no ano de 2011, quando 260 vagas foram ofertadas, divididas em 142 para os cargos de Analista Legislativo, 9 para Consultor Legislativo, 84 para Técnico Legislativo e 25 vagas para Técnico Legislativo na área de Polícia Legislativa. Com certeza, é um dos editais mais aguardados e trará uma grande concorrência devido a seus salários altíssimos e estabilidade de vida. É recomendado que o concurseiro inicie seus estudos o mais breve possível, e se mantenha sempre atualizado nas informações que devem surgir ainda nos próximos meses.

Leia também:  Edital Concurso PC-SP 2018

Richard Robert Guinther

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *