Novo Concurso do Exército 2021 – Vagas no IME

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos públicos - Exército

Seleção oferece 98 oportunidades. Inscrições podem ser feitas até o dia 17 de agosto de 2021.



Preste atenção nesta ótima oportunidade que o Exército oferece. Se você é jovem, deseja ingressar no exército e sonha com a carreira de engenheiro, essa pode ser a sua oportunidade. Saiu dia 1/06 o edital do exército que traz 98 vagas para o IME (Instituto Militar de Engenharia). São 77 vagas para aqueles que querem seguir na carreira militar e outras 21 para os que gostariam de ficar na reserva, ou seja, não pretendem continuar nas Forças Armadas após a formação.

Das 77 vagas oferecidas para os que desejam seguir carreira militar, 62 são para a livre concorrência, e 15 estão reservadas para candidatos autodeclarados negros.

Concurso Exército 2021: quem pode participar?

Podem participar da seleção candidatos de ambos os sexos. Os principais requisitos são: Ensino Médio completo, Idade mínima de 16 anos (até o dia 31 do mês de dezembro de 2022) e altura mínima para o sexo masculino 1,60m e para o sexo feminino 1,55m.

Inscrições

As inscrições para o novo concurso do Exército terão início em 30 de julho e serão encerradas no dia 17 de agosto de 2021. A taxa cobrada para a participação é de R$100.



Isenção da taxa

O período para fazer o pedido de isenção da taxa é de 02 a 13 de julho de 2021.

Quem pode solicitar a isenção: doadores de medula óssea, inscritos no Cadastro Único, membros de família de baixa renda e dependentes de ex- combatentes falecidos ou incapacitados durante ação da FEB ou operações de guerra da Marinha.

O resultado sobre o pedido de isenção, será conhecido até o dia 30 de julho de 2021.

Benefícios

Os candidatos selecionados vão receber alimentação, farda, assistência médica, assistência odontológica e assistência psicológica. Os estudantes recebem ainda R$1.334.

Para os que desejam continuar na carreira militar, os benefícios seguem até a conclusão do curso. Os estudantes que optaram por não prosseguir na carreira militar, os que preferem a reserva, recebem os mesmos benefícios mas apenas por um ano.

Cursos oferecidos pelo IME

O Instituto Militar de Engenharia oferece cursos das seguintes áreas da Engenharia: fortificação e construção, eletrônica, comunicação, elétrica, mecânica e armamento, mecânica e automóveis, materiais, química, cartografia e computação.

Provas Concurso IME

A primeira prova objetiva acontece no dia 3 de outubro. Os candidatos terão até 4 horas para realizar a prova. A prova será composta por: 15 questões de Matemática, 15 questões de Física e 10 questões de Química. Para conseguir se classificar nesta fase, o candidato precisa ter acima de 40% de acertos.

A seleção continua com a aplicação de outras provas para os classificados na primeira fase.

Confira as datas de cada uma:

Dia 25 de outubro – prova discursiva de Matemática;

Dia 26 de outubro – prova discursiva de Física;

Dia 27 de outubro – prova discursiva de Química;

Dia 28 de outubro – provas objetivas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Essa etapa será de caráter eliminatório e classificatório. A aprovação nesta fase depende do candidato conseguir nota igual ou superior a 4,0 e também nota igual ou acima de 5,0 no final.

No mesmo dia da prova objetiva de Língua Portuguesa e Inglesa, os candidatos devem fazer uma redação. A redação será somente de caráter eliminatório.

Após a realização das provas objetivas e discursivas, os candidatos devem passar ainda pelas seguintes etapas do processo seletivo: inspeção da saúde, teste de aptidão física, processo de heteroidentificação (PH) e avaliação psicológica. Essas fases ocorrem de janeiro a fevereiro de 2022.

O processo de heteroidentificação será apenas para os candidatos autodeclarados. Para confirmar a condição declarada.

As aulas terão início no dia 14 de fevereiro de 2022. O tempo de duração do curso de formação é de cinco anos. As aulas acontecem no estado do Rio de Janeiro.

No primeiro ano letivo, todos fazem o Curso de Formação de Oficiais da Reserva (CFOR), independente da escolha no ato da inscrição. Inclusive os que não desejam seguir carreira militar. Este primeiro ano, o CFOR, tem a equivalência do serviço militar obrigatório.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site: https://www.ime.eb.br.

Henri Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *