Novo Concurso da Telebras 2021 – Banca Organizadora Escolhida

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos públicos - Telebras

Certame deve ocorrer no primeiro semestre de 2021 e terá vagas imediatas e para cadastro reserva.

Um novo concurso público está em curso. Apesar da crise pandemia, a vida social e econômica não pode parar, e o Brasil também não pode parar.



Trata-se do próximo certame público que preencherá cargos na Telebras, ou Comunicações Brasileiras SA, setor atrelado ao órgão do Ministério das Telecomunicações. Este concurso está próximo de ter o edital definitivo publicado. A primeira fase já foi concretizada, no início deste mês de março, a partir da publicação, em edição especial do Diário Oficial da União, no extrato que trata da dispensa de licitação, para a determinação e contratação da instituição que atuará como banca organizadora, no caso, a organização Cebraspe.

Deste modo, os responsáveis pelo certame estão passando para a próxima etapa de formação do edital, depois de firmada a parceria com a banca. Agora o tramite está elaborando o itinerário do concurso no sentido de se poder publicar, o quanto antes, para que as pessoas interessadas possam começar a se preparar. Entretanto, os tipos de funções que serão anunciadas em formas de cargos, os requisitos, os benefícios e salários ainda não foram divulgados, dado que o tramite do concurso iniciou há pouco mais de uma semana.

Mas, o que está confirmado, oficialmente, conforme a última edição do Diário Oficial da União, é que este concurso será realizado ainda nesse primeiro semestre de 2021 e, o que é melhor, a meta é de efetuar contratações imediatas e também formar o cadastro reserva de pessoas para diversas funções, que serão elencadas no concurso.



Este é um dos certames mais aguardados, que proverá cargos na Telebras, ou Comunicações Brasileiras, que poderá ofertar vagas para todas as regiões do Brasil, bem como dispor de um rol imenso de postos.

Histórico do último certame promovido pela Telebras pode ajudar a orientar as pessoas que participarão do próximo:

O processo seletivo anterior, para provimento de cargos na Telebras, foi realizado no ano de 2015. Naquela ocasião foram abertos 40 cargos efetivos destinados à função de especialista no setor de gestão em comunicação para os diversos departamentos da empresa, com vagas cujos requisitos abrangem escolaridade em nível médio e nível superior. A função de banca organizadora, naquele concurso, ficou nas mãos da empresa Cespe (UnB), a atual Cebraspe, a mesma instituição que vai reger o próximo concurso.

Distribuição dos cargos naquele certame: O critério para quem possuía apenas certificado de ensino médio, os cargos se destinaram a funções no setor técnico, incluindo departamento de gestão em telecomunicações e no setor de assistente técnico. Portanto, os concorrentes naquele processo seletivo deveriam apresentar, para alguns casos, um diploma suplementar de formação técnica no ramo de telecomunicações; no ramo de eletrônica ou de eletrotécnica. O vencimento inicial estava em 2.612 reais, dentro de uma jornada de trabalho para 40 horas por semana.

Para os candidatos com diploma de graduação superior, foram disponibilizados cargos para os seguintes setores: para especialista em gestão das telecomunicações, nos demais setores onde atuam profissionais como advogados, em auditoria, como contador e no departamento administrativo. O vencimento inicial estava em 6.929 reais, dentro de uma jornada de trabalho para 40 horas por semana.

Sobre a instituição Cebraspe, ou Cespe (UNB): A Cespe (UnB), ou Centro para Seleção e para a Promoção de Eventos, hoje Cebraspe, consiste em uma organização de atuação pública voltada à educação, inteiramente especializada na promoção de avaliações, de processos seletivos, e em conferir certificações; atuando, também, em intensas pesquisas sociais, estatísticas. São mais de quatro décadas de trabalho nesses setores, sobretudo na promoção de variados concursos públicos.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *