Edital do concurso PF 2021 (Polícia Federal) deve oferecer 2 mil vagas

Concurseiros interessados em participar do novo concurso público da Polícia Federal já podem começar a comemorar. De acordo com André Mendonça, atual Ministro da Justiça, um novo certame será aberto nos próximos meses. A expectativa, é de que o novo concurso da PF ofereça cerca de 2.000 vagas. A previsão é de que o edital seja divulgada entre dezembro e janeiro.

Inicialmente, essa nova seleção da Polícia Federal disponibilizará vagas para a área policial. Existe a expectativa de que oportunidades também sejam oferecidas para a área administrativa, porém, até o momento ainda não há nenhuma informação detalhada sobre isso. Lembrando que a última seleção com vagas administrativas foi realizado há sete anos.

Edital Concurso PF deve ficar para 2021

Apesar de o concurso público já estar confirmado, o edital de abertura não deverá ser publicado ainda em 2020. Sendo assim, a previsão é de que seja divulgado no decorrer do primeiro trimestre de 2021.

Os processos internos, a necessidade do correto levantamento das vagas de acordo com as necessidades de cada região do país, a contratação da banca organizadora e a própria estruturação do edital ainda são alguns pontos que precisam ser trabalhados.

Bom, apesar de ainda não haver a confirmação de vagas por cargo, as carreiras que deverão ser abrangidas nesse certame são:

  • Papiloscopista da Polícia Federal;
  • Escrivão da Polícia Federal;
  • Agente da Polícia Federal;
  • Delegado da Polícia Federal.

Para a carreira administrativa, cujas vagas ainda não foram confirmadas, as oportunidades podem abranger os postos de:

  • Contador;
  • Assistente Social;
  • Administrador;
  • Psicólogo;
  • Farmacêutico;
  • Enfermeiro;
  • Médico e;
  • Agente Administrativo.

Com relação aos requisitos exigidos, o cargo de Agente de Polícia Federal requer que o candidato tenha graduação de nível superior em qualquer área. No caso da função de Agente Administrativo, o concursando precisa ter formação completa no nível médio.

Sobre os salários, o posto de Agente de Polícia Federal tem uma remuneração de R$12.441,26 e para Agente Administrativo no valor de R$4.710,76.

Pedido foi de 3 mil vagas para o Concurso PF 2021

No ano passado, a Polícia Federal havia confirmado um pedido junto ao Ministério da Economia tendo como objetivo o aval orçamentário para que um novo concurso pudesse ser realizado. Nesse primeiro momento, a previsão era de que fossem oferecidas 3.460 vagas. Enviado em maio de 2019, esse pedido não obteve o aval do governo.

Recomendações para concurseiros do Concurso PF 2021

Passar em um concurso público da Polícia Federal pode ser algo ainda mais complicado para quem está tentando pela primeira vez. Entretanto, ao adotar algumas boas práticas é possível se preparar melhor para o processo de seleção. Veja algumas orientações nesse sentido:

Mantenha-se atualizado sobre o Concurso PF 2021

Temas polêmicos e assuntos atuais podem entrar na seleção de diversas formas, tanto na prova discursiva, quanto na objetiva. Também vale a pena procurar se manter informado sobre decisões importantes do Supremo Tribunal Federal — questões próprias da sociedade brasileira.

Prepare-se para a prova física do Concurso PF 2021

O exame de capacidade física costuma eliminar candidatos que até conseguiram se dar bem nas provas. Ao fazer o planejamento de exercícios, é importante considerar que o treinamento precisa abranger todas as etapas do teste — teste de corrida, teste de natação, impulsão e barra fixa, por exemplo.

Aproveitar o edital do último concurso

Ler atentamente e começar a estudar com base no último edital pode ser uma boa iniciativa. Fazer isso permite que o candidato direcione melhor seus estudos até que o edital atual seja divulgado. Além disso, é possível conhecer as fases de seleção e as disciplinas que serão cobradas.

Continue acompanhando nossas atualizações e fique por dentro das principais oportunidades do mercado de trabalho.

Por Denisson Soares

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *