Concurso UFMS 2022 – Vagas Abertas


A Universidade Federal de Mato Grosso está com vagas abertas em seu novo Concurso Público.

Estamos prestes a iniciar mais um ano e muitas pessoas estão ansiosas pela realização de concursos públicos. Principalmente pelo fato de que em razão da pandemia diversos certames tiveram que ser adiados. De igual forma muitos concurseiros esperavam por novas informações sobre o Concurso UFMS, da Universidade Federal de Mato Grosso.


Pois bem, depois de tanta espera as informações iniciais são de que a banca organizadora foi definida. As vagas a serem disponibilizadas para a concorrência são para as funções de técnicos administrativos na área da Educação.


A empresa contratada para organização do concurso foi a Fapec, que é a Fundação de Apoio a Pesquisa, ao Ensino e a Cultura.


Agora que foi realizada a publicação do extrato sobre dispensa da licitação, o passo seguinte deve ser a firmação do contrato por meio de assinatura. Assim, posteriormente o edital deverá ser publicado.


A publicação do extrato ocorreu no dia 16 de dezembro.

Ainda não foi definido o número de vagas a serem ofertas e nem os respectivos cargos.

A UFMS realizou seu último concurso público no ano de 2020. Foram ofertadas 27 vagas também para cargos técnico-administrativos.

As oportunidades deste último certame foram para candidatos com ensino médio e técnico.

Os cargos foram de Assistente em Administração (formação de nível médio), e de Técnico de Laboratório (formação técnica em Química, Biologia, Física, além de Técnico de TI, e em Contabilidade (nível técnico).

Para Assistente em Administração, que exige nível médio foram disponibilizadas 13 vagas.

Para os cargos de técnico de laboratório foram disponibilizadas 6 vagas.

Para o cargo de Técnico em Tecnologia da Informação foram disponibilizadas 4 vagas.

E para Técnico em contabilidade forma disponibilizadas também 4 vagas.

Contudo, o último edital gerou muita polêmica, pois ocorreu de a banca responsável pela organização ter realizado algumas denúncias sobre possíveis fraudes. O que culminou na época em uma operação da Polícia Federal para investigar estas denúncias.

De acordo com as informações a empresa afirmou que havia instaurado um processo interno e que enviou a documentação para a Polícia.

A banca divulgou um parecer em que afirmava que realizou este processo de investigação interna para garantir a segurança, a lisura e a transparência dos processos que realiza.

Já a Polícia Federal afirmou na época ter coletado dados informativos que levaram a constatação de prática de fraude, que é crime, estando previsto no Código Penal, sendo a FAPEC a empresa que aplicou a prova.

Essa irregularidade constatada consta na divulgação de informações sobre a prova para pessoas se beneficiarem, o que compromete a qualidade do concurso e prejudica outros candidatos.

Porém, para 2022 as coisas devem acontecer de maneira correta e a expectativa é de que muitas pessoas se candidatem às vagas, que vale lembrar, ainda terão seu quantitativo definido.

Como dito no início deste artigo, a retomada, assim como a publicação de editais de diversos concursos já vem sendo muito aguardada para o ano novo.

Espera-se que sejam disponibilizadas o equivalente a 230 mil oportunidades e mais de 150 editais.

Porém, para conquistar uma vaga o candidato precisa se preparar bem. Afinal, com o elevado número de desempregados no país, os concursos públicos serão muito procurados.

Desse modo, quem estiver interessado em realizar este concurso e concorrer a uma das vagas a serem disponibilizadas, a orientação é de que os estudos preparatórios já sejam iniciados. Para ter uma base o candidato pode buscar pelo edital do último concurso, verificar as matérias que caem e a forma como a banca organizadora desenvolve as questões.

Assim, não perca a oportunidade de concorrer a uma vaga e já comece o ano com foco nos estudos. Fazer um concurso público é sempre uma excelente oportunidade para quem busca um lugar no mercado de trabalho.

Por Sirlene Montes



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.