Concurso TCU 2021 – Inscrições


Concurso TCU 2021 – Inscrições

Categorias: 2021 - 2022 - Concursos públicos - TCU

O Tribunal de Contas da União está com as inscrições abertas para seu Concurso Público com vagas para o cargo de Auditor Federal em Controle Externo.

Novo concurso está oficialmente aberto nesse terceiro trimestre de 2021. O edital está publicado e vai dispor de cargos no Tribunal de Contas da União, ou TCU. Todas as pessoas interessadas em participar deste certame deverão efetuar suas inscrições no período vai até o dia 20 do mês de dezembro.

O cadastro deverá ser realizado de forma exclusiva por meio de acesso ao site da instituição que atua como banca organizadora, no caso, a FGV. O valor da taxa de inscrição está estipulado em 180 reais.

Estão sendo disponibilizados 20 postos para ocupação imediata, e mais a formação do cadastro reserva de pessoas, destinado ao cargo de Auditor Federal em Controle Externo. Este cargo exige, para seu exercício, que o candidato possua formação graduação em nível universitário. O valor da remuneração inicial está em 21.947 reais.

Itinerário sumário: período de inscrição iniciou no dia primeiro deste mês de novembro e segue em aberto até o dia 20 de dezembro; solicitação de isenção sobre a taxa até o dia quatro (4); aplicação dos cadernos de prova objetiva no dia 13 de março de 2022 e o bloco de Prova Discursiva no dia 22 de maio de 2022.

As 20 ocupações imediatas disponibilizadas pelo certame do TCU, bem como o cadastro reserva de pessoas, se destinam ao setor de Auditor Federal de Controle Externo. Como foi explicado acima, para estar apto ao cargo todo concorrente deverá apresentar certificado de formação universitária em quaisquer áreas.

Estão sendo reservados postos para as categorias de PCD e aos autodeclarados afrodescendentes.

Leia também:  Cursos telepresenciais para concursos funcionam?

Abaixo segue a descrição sumária dos atributos do cargo na área de Auditor Federal:

Atuar no desempenho das atividades de natureza técnica (em nível universitário) relacionadas ao exercício de todas as competências constitucionais e também legais no âmbito de sedes anexas ao Tribunal de Contas da União, ou no próprio órgão.

As atividades incluem: planejamento, organização, supervisão, avaliação e execução dos serviços relacionados ao trabalho de fiscalização e no setor de controle externo sobre os processos de arrecadação, de aplicação e na gestão dos recursos de ordem pública oriundos na União, no sentido de se examinar a legalidade e a legitimidade, bem como a economicidade e eficiência dos processos, verificando, no fim, a efetividade dos mesmos e a estrutura financeira, orçamentária, resultado contábil, benefício patrimonial e operacional, e demais atividades próprias deste tribunal.

Sobre o itinerário das provas e demais testes deste certame, segue a sequência:

Este processo de seleção será realizado em duas fases distintas, conforme a breve programação abaixo:

1 – Aplicação dos cadernos de Prova Objetiva e de Prova Discursiva (fase classificatória e eliminatória);

2 – A participação (obrigatória) no Programa de Formação dos novos servidores, para os candidatos classificados.

O conteúdo programático a ser cobrado nos cadernos de prova objetiva está indicado no texto de edital, compreendendo matérias em língua portuguesa; raciocínio lógico e noções em Direito e em Administração Pública, abrangendo todas as especificações de cada uma das matérias.

Conforme o mesmo edital do TCU, por se tratar de um concurso em escala federal, as provas serão ministradas em todas as capitais do Brasil, no dia 13 do mês de março do próximo ano, 2022, período matutino. Na Capital Federal também serão aplicadas as provas.

Leia também:  Concurso Previsto Bombeiros AM 2019

Os cadernos de provas conterão 100 questões objetivas, cada qual no valor de um ponto, de modo a totalizar pontuação em escala 100. Cada pergunta conterá cinco alternativas, sendo apenas uma resposta a correta. No texto do edital está disponível o quadro esquemático com as matérias.

Por Paulo Henrique dos Santos

Concursos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *