Concurso PM PI 2022 – Inscrições


Concurso PM PI 2022 – Inscrições

Categorias: 2022 - Concursos públicos - Piauí - Polícia Militar

A Polícia Militar do Piauí reabriu as inscrições para seu concurso público que visa contratar 1 mil profissionais para a função de Soldado.

Novo concurso público está oficialmente aberto na região nordeste do Brasil.

Em realidade, trata-se de reabertura do período de inscrição para a função de Soldado no certame da PM (PI), ou departamento da Polícia Militar do Estado do Piauí. A mais recente publicação de retificação fez elevar de 650 para 1.000 a quantidade de postos em ampla concorrência.

Em sua nova estrutura, o processo de seleção vai prover 900 postos para candidatos masculinos e 100 postos para as candidatas femininas. O vencimento inicial para esta função está na escala 3.470 reais. A exigência acadêmica é de nível médio. Outros requisitos abrangem os seguintes:

Ter porte mínimo de 1,55 metros para as mulheres, e de 1,60 metros para os homens (altura). Portar Carteira Nacional de Habilitação na categoria "AB". Este processo seletivo se dará de forma inclusiva, prezando pela diversidade.

Observação: no caso do posto de oficial estão sendo disponibilizados 40 vagas vitalícias, com vencimento no teto de 6.170 reais. Neste caso, todos os concorrentes deverão apresentar diploma de formação universitária em Direito. Neste caso, o cronograma segue com as mesmas datas do edital anterior (antes da atualização), ou seja, ao período de inscrição já finalizou e todos os candidatos deverão participar das provas objetivas e dissertativas, agendadas para o próximo dia 10 deste mês de outubro.

Sobre o procedimento para cadastrar inscrição, seguem as orientações:

O período de inscrição para a função de soldado neste certame segue em aberto até o dia 25 deste mês de outubro, e o preenchimento da ficha cadastral deverá ser efetuado por meio de acesso ao site oficial: https://nucepe.uespi.br. O valor da taxa está estipulado em 90 reais.

Leia também:  Concurso IMESF (RS) 2016 abre vagas de trabalho

O processo de seleção da PM do Piauí tem por banca organizadora a instituição Nucepe, ou Núcleo de Concursos e de Promoção dos Eventos, o qual está atrelado, legalmente, à Universidade Estadual do Unidade Federativa Piauí. Todas as eventuais dúvidas sobre o certame, ou demais informações, poderão ser solucionadas e (ou) obtidas recorrendo aos atendentes da organização, por dois meios de comunicação:

O telefone: 86 3213 7985; ou via e-mail corporativo: nucepe@uespi.br.

Itinerário de dos exames deste concurso:

Os cadernos de provas objetiva e dissertativas serão ministrados nos dias 10 deste mês de outubro (para oficial) e dia cinco (5) do mês de dezembro (para soldado). O primeiro bloco conterá 60 questões de tipo múltipla escolha. O segundo caderno consistirá na confecção de uma redação, prova dissertativa.

Conteúdo programático:

Matéria de língua portuguesa; na área de legislação; sobre conhecimentos regionais do Estado do Piauí; em Direito; na área de raciocínio lógico e em conhecimentos gerais (somente para a função de soldado); na área de segurança pública (para a função de oficial).

As demais etapas serão as seguintes:

Os exames de aferição da saúde; os testes físicos; as avaliações em psicológica; a fase de investigação sobre a vida social e finaliza com o curso de formação de soldados.

Este certame terá validade oficial de 24 meses, que serão contados a partir da homologação do resultado definitivos dos gabaritos. Este mesmo tempo de validade terá chance de prorrogação por até mais 24 meses, conforme as vagas disponíveis no órgão da Polícia Militar daquele Estado, e a critério da secretaria do departamento.

Sumário das informações essenciais:

Novo certame para cargos na Polícia Militar do Estado do Piauí; serão preenchidos 1.000 postos efetivos; a taxa de inscrição, depois da atualização do edital, está em 90 reais; os cargos são para Soldado e Oficial. Departamento de atividades: Segurança Pública. Grau de escolaridade exigido: nível médio e superior; lotação das funções em municípios do Estado.

Leia também:  Concurso PG DF 2020 - Inscrições, Vagas

Por Paulo Henrique dos Santos

Concurso

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *