Concurso para Recenseador do IBGE 2021


Concurso para Recenseador do IBGE 2021

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos públicos - IBGE

Inscrições podem ser feitas até o dia 19 de março de 2021.

Os concursos públicos de grande importância não param de surgir nesse início de primeiro semestre de 2021. Deste modo, está oficialmente aberto o certame que proverá cargos na função de recenseador no órgão do IBGE, ou Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A meta está em perpetrar contratação de profissionais para atuação no serviço de Censo Demográfico deste ano, e o processo de seleção vai preencher em torno de 204.307 postos. Ainda não foi divulgado se se trata de postos efetivos ou temporários.

Distribuição dos cargos, conforme o critério do órgão:

Será destinado em torno de 181.898 vagas para a função de recenseador, que exige apenas nível fundamental de escolaridade, e paga ordenado conforme o grau de produtividade.

Para os demais cargos, no caso, como agente censitário supervisor, serão preenchidos 16.959 postos e no cargo de agente censitário municipal serão preenchidos 5.450 postos. Os dois cargos exigem que os candidatos possuam, ao menos, certificado de ensino médio. As remunerações são, respectivamente, de 1.700 e de 2.100 reais.

O procedimento para cadastro de inscrição, de forma direta, segue logo abaixo:

Todas as pessoas interessadas, cujos perfis estejam em conformidade com os requisitos básicos, poderão participar deste processo seletivo, que preencherá cargos na função de recenseador e mais duas funções de agente, no IBGE. O prazo de inscrição finaliza no dia 19 do mês de março e o preenchimento da ficha se dará via acesso ao site oficial da banca organizadora, que é o instituto Cebraspe: https://www.cebraspe.org.br.

Como foi citado, este certame está sendo regido pela instituição Cebraspe, ou Centro Brasileiro de Pesquisa para Avaliação e Seleção e na Promoção de Eventos. Todos os futuros candidatos que necessitarem esclarecer eventuais dúvidas, poderão recorrer a mais informações junto à banca organizadora por meio dos seguintes meios de comunicação com a mesma: o número de telefone: 0800 536 4885, ou pelo seguinte e-mail: ibge@cebraspe.org.br.

Leia também:  Concurso Previsto Receita Federal 2019

Itinerário de prova deste processo de seleção do IBGE:

O caderno de prova objetiva será ministrado em duas datas do mês de abril: no dia 18 para os candidatos ao cargo de agente, e no dia 25 para os concorrentes à função de recenseador. O bloco de exame conterá, respectivamente, 60 e 50 questões objetivas, ou seja, entre certo e errado. Todos os concorrentes deverão resolver as questões dentro de um prazo máximo de quatro horas, as quais versarão sobre o seguinte conteúdo programático:

– Em língua portuguesa; em ética dentro do serviço público e na área de conhecimentos técnicos, para todos os candidatos;

– Na área de raciocínio lógico quantitativo e em noções de administração pública, e em situações gerenciais no exercício do cargo de agente (para os concorrentes a agente);

– Em matemática, apenas para os concorrentes a recenseador.

Sumarizando as informações essenciais:

Novo certame para preenchimento de cargos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Número de postos disponíveis: 204.307 postos. Taxas de inscrição no valor de 25 reais para o cargo de recenseador e de 39 reais para o de agente. Os cargos a serem preenchidos são: de Recenseador; de Agente Censitário Municipal e no cargo de Agente Censitário Supervisor. Departamentos de atuação: administrativo e operacional. Escolaridade exigida: entre Ensino Fundamental e Ensino Médio. Salários entre os valores de 1.700 e 2.100 reais. A função de banca organizadora está por conta do instituto Cebraspe.

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *