Concurso MPRJ 2022 – Inscrições


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está com as inscrições abertas em novo Concurso Público com a oferta de 51 vagas para Promotor Substituto.

Estamos em um excelente momento para quem deseja prestar um concurso público e conseguir a tão sonhada estabilidade financeira. Afinal, com a pandemia os concursos públicos que estavam previstos para serem realizados em 2021 tiveram que ser cancelados.


Porém, aos poucos o país tem retomado essas atividades que estavam paradas e estão sendo abertos concursos em todo o país.


E quem mora no estado do Rio de Janeiro e gostaria de uma nova colocação no mercado de trabalho já pode começar a se preparar, pois acaba de ser publicado o edital de abertura de um novo concurso público do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.


A publicação do documento aconteceu no dia 22 do mês de dezembro e de acordo com as informações contidas nele, serão disponibilizadas 51 vagas para lotação imediata, além de formação de cadastro de reservas para futuras oportunidades.


As vagas são para o cargo de Promotor Substituto.

Ainda de acordo com o documento a empresa contratada para organizar o certame foi a Fundação VUNESP.

Podem se inscrever no certame e concorrer a uma das vagas, pessoas que possuam formação de bacharelado em Direito e no mínimo 3 anos em atuação em área jurídica, que possa ser comprovada. Há também outros requisitos no edital, depois é só dar uma verificada.

Uma informação muito importante que não consta no documento é sobre o valor da remuneração mensal, mas já se sabe que o valor é bem satisfatório, tratando-se do cargo e do órgão em questão.

Desse total de vagas que estão previstas no documento, 5% será reservado para candidatos que sejam portadores de deficiência. Já 20% será para candidatos declarados indígenas e negros. Além de 10% que é para pessoas que possuam hipossuficiência econômica.

Se você estiver interessado não deixe de conferir todas as informações no edital.

Como já mencionado acima, as inscrições já começaram no mês de dezembro e serão encerradas no dia 10 do mês de fevereiro.

Quem desejar se inscrever poderá fazê-lo somente pela internet.

É só acessar o site www.mprj.mp.br.

Quem se inscrever deve pagar uma taxa de participação cujo valor é de R$ 300,00.

Quem efetivar a sua inscrição deverá passar por um processo de seleção que se dará em 5 etapas para avaliação. São elas:

– 1ª etapa: Prova preambular – com questões objetivas com múltipla escolha;

– 2ª etapa: Prova escrita Especializada: com caráter eliminatório e também classificatório;

– 3ª etapa: Prova oral: também de caráter eliminatório e classificatório;

– 4ª etapa: Prova escrita de português: de caráter apenas classificatório;

– 5ª etapa: Prova de títulos: também de caráter apenas classificatório.

Dessa forma, a avaliação preambular ainda não tem data, nem dia confirmado. Essas informações devem ser passadas assim que as inscrições forem encerradas.

O candidato poderá conferir no edital a grade de conteúdos que devem ser cobrados.

Os cadernos de provas, assim como seus gabaritos serão disponibilizados aos candidatos para a realização de consulta, no dia seguinte à prova, depois das 14 horas.

O certame tem prazo de validade previsto para um período de 2 anos, a contar a partir da data de homologação do resultado final. Porém, caso seja determinado este prazo pode ser prorrogado por período igual.

Nesse sentido, se você possui a formação necessária par o cargo, não deixe de fazer a sua inscrição e se preparar para a realização das provas.

Ser servidor público neste momento em que o país atravessa uma intensa onda de desemprego, além de uma crise econômica agravada pela pandemia, é algo que faz toda a diferença na vida de alguém. Trata-se de um bom salário e a segurança por 2 ou 4 anos.

Verifique o edital e saiba de todas as informações.

Por Ana Paula



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.