Concurso Marinha 2020 – Inscrições, Vagas

O novo concurso da Marinha do Brasil oferta 900 vagas para aprendizes.

Na última segunda feira, 20 de Janeiro, a Marinha do Brasil divulgou edital com a abertura de 900 vagas em concurso público para suas escolas de aprendizes. O concurso é destinado a jovens entre 18 e 22 anos, que estão cursando ou concluíram o terceiro ano do ensino médio.

A Marinha do Brasil faz parte das forças armadas, tendo como princípio defender a Pátria e garantir os poderes da constituição, muitos almejam uma carreira militar, mas não é assim tão fácil ingressar. Saiba a seguir, como se inscrever no concurso, requisitos e benefícios das vagas abertas.

REQUISITOS

*Ser homem

*Ensino médio concluído ou cursando

*Não pode ser casado ou estar em uma união estável

*Ter 18 anos e menos de 22 até o dia 1 de Janeiro de 2021

*Altura mínima 1.54 e máxima 2.00 m.

*Estar em dia com a justiça eleitoral e serviço militar.

*Possuir bons antecedentes

BENEFICIOS

*Salário inicial de 1.108,53

*Alimentação

*Uniforme

*Assistência médica, odontológica, psicológica, social e religiosa.

INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser feitas preferencialmente via internet, pelo site https://www.inscricao.marinha.mil.br/marinha/form_inscricao, ou em um posto da Marinha responsável da região ,até o dia 03 de fevereiro de 2020. A taxa de inscrição é de 25,00 e pode ser paga até o dia 10/02 em horário bancário.

20% das 900 vagas são destinadas a negros e pardos, o candidato deverá informar no momento da inscrição no site que opta por concorrer na opção de reserva de vagas.
Os critérios considerados vão de acordo a classificação feita pelo IBGE, o concursando passar posteriormente por um procedimento chamado de heteroidentificação, a fim de verificar a autenticidade da informação.

ISENÇÃO DA TAXA

A isenção pode ser solicitada por candidatos de baixa renda, inscritos em programas sociais do governo com o Cadúnico (cadastro único), com renda mensal inferior ou igual a meio salário mínimo.

Uma curiosidade é que doadores de medula óssea também tem direito a isenção.
O benefício deve ser solicitado pelo site da Marinha entre os dias 20 e 29 de Janeiro de 2020.

O candidato deverá fazer sua inscrição normalmente e aguardar o resultado do requerimento.

O PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo seletivo é dividido em fases eliminatórias, que avaliam e classificam o candidato, confira:

* Inscrições pela internet

O candidato deverá realizar sua inscrição, preferencialmente pela internet, como citado antes.

*Identificação de documentos

Em todas as fases eliminatórias o candidato deverá apresentar um documento de identidade com foto e assinatura válido em território nacional.

*Prova

Será realizada uma prova objetiva, de múltipla escolha, com duração esperada de 4 horas, serão 15 questões de língua portuguesa, 15 de matemática, 15 ciências (física, química) e 5 questões de inglês.

*Verificação de dados biográficos (VDB)

Nesta etapa, é verificada à vida regressa do candidato, seus antecedentes, e se condizem com os princípios éticos e morais da Marinha do Brasil.

*Inspeção de saúde

O avaliado passa por diversos exames realizados pela equipe médica da marinha, a fim de verificar doenças pré-existentes que possam torná-lo inapto para ingressar.

*Teste de aptidão física (TAF)

Aqui é avaliado se o candidato possui os padrões físicos exigidos pela Marinha do Brasil, são realizadas provas de natação e corrida, que são eliminatórias.

*Verificação de documentos

Aqui o candidato, junta e encaderna todos os documentos solicitados, tanto pessoais quanto os referente as etapas cumpridas do concurso, é então verificada a veracidade de todas as informações e documentos.

*Procedimento de heteroidentificação

Aqui os candidatos que escolheram o sistema de reserva de vagas são identificados.

Após todo esse processo é feita a classificação dentro do número de vagas, caso algum candidato passe em todas as etapas, mas o número de vagas já tenha sido atingindo, o mesmo fica como candidato reserva até o fim do concurso.

Para saber mais informações e obter o edital do concurso basta acessar o site da marinha, onde também é realizada a inscrição.

Boa sorte!

Por Marina Ramos

Concurso Marinha

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *