Certame oferta 645 vagas para o Serviço Militar Voluntário.
Se você sempre sonhou em fazer parte da Marinha do Brasil, a sua oportunidade pode ter chegado. É que a Marinha acabou de abrir inscrições para o seu novo processo seletivo do Serviço Militar Voluntário, o SMV, para o cargo de Oficiais Temporários.
O processo seletivo da Marinha vai disponibilizar o total de 645 vagas para candidatos com formação em nível superior em qualquer área. As remunerações iniciais partem do valor de R$8.900.
Os aprovados no processo de seleção, os futuros militares da Marinha do Brasil terão seus contratos renovados anualmente até o período máximo de oito anos. Assim, é importante que os interessados saibam que o concurso é temporário e não oferece estabilidade.
Nesse sentido, o comando da Marinha do Brasil já está recebendo inscrições dos interessados em participar do processo seletivo para o Serviço Militar Temporário. Para isso o comando estabeleceu normas que são específicas do processo e regulamentam a contratação e novos profissionais.
Desse modo, podem se inscrever na concorrência homens e mulheres que possuam formação de nível superior e que estejam aptos para a prestação de Serviço Militar Voluntário Temporário na função de Oficial de 2ª Classe.
Os profissionais inscritos no processo só serão considerados como integrantes da Marinha do Brasil a partir do momento em que iniciarem o Estágio de Adaptação e Serviço ou o Estágio de Serviço Técnico.
Os pré-requisitos a serem atendidos no concurso são os seguintes:
– É preciso atuar como voluntário;
– Ser brasileiro de nascimento, conforme está estabelecido nos termos do artigo 12 da Constituição da República Federal d Brasil do ano de 1988;
– Ter idade superior a 18 anos e inferior a 45 anos de idade, na data em que ocorrer a sua incorporação;
– Possuir formação de nível superior, sendo Bacharelado ou Licenciatura na área específica em que concorre a uma vaga. Será necessária apresentação de diploma na área técnica de magistério, que possua validade nacional, ou a declaração de conclusão de curso de graduação em que conste a data da colação e grau, junto com o histórico escolar. Também é preciso que o diploma esteja registrado no órgão que fiscaliza sua categoria profissional, quando ele existir.
Para quem deseja se inscrever o processos eletivo será composto por 7 etapas. Sendo elas:
1ª Etapa: Realização de Prova Objetiva (PO) – com caráter eliminatório e classificatório;
2ª Etapa: Validação/ Análise dos Dados Biográficos (VDB) – de caráter eliminatório;
3ª Etapa: Inspeção/ avaliação de Saúde (IS) – de caráter eliminatório;
4ª Etapa: Prova/ avaliação de Títulos (PT) – de caráter classificatório;
5ª Etapa: Verificação Documental (VD) –de caráter eliminatório;
6ª Etapa: Designação para incorporação;
7ª Etapa: Incorporação.
Os inscritos no processo serão submetidos a realização de uma prova objetiva composta por 50 questões, sendo 25 sobre conteúdos de língua portuguesa e 25 sobre a Formação Militar – naval.
A data prevista para realização da prova é o dia 4 do mês de março do ano de 2018.
Os inscritos receberão um Aviso de Convocação em que estará indicada a bibliografia a ser estudada para a realização da prova.
De acordo com o edital de abertura o certame, serão disponibilizadas 645 vagas que serão distribuídas por todo o país onde existem os chamados Distritos Navais que são nove no total.
Sendo eles:
Distrito Naval RJ/ES;
Distrito Naval BA/MG/SE;
Distrito Naval RN/PE/CE/PB/AL;
Distrito Naval PA/AP;
Distrito Naval RS/PR/SC;
Distrito Naval MT/MS;
Distrito Naval GO/TO/DF;
Distrito Naval SP;
Distrito Naval AC/AM/RO/RR.
Para ter acesso aos Avisos de Convocação de cada Distrito Naval, acesse o site da Marinha em www.marinha.mil.br.
Se você atende aos pré-requisitos não deixe de fazer a sua inscrição, há oportunidades para profissionais de várias áreas.
Por Sirlene Montes