Concurso IGP SC 2022 – Vagas, Inscrições, Edital


O Instituto Geral das Perícias de Santa Catarina abriu um novo concurso público com a oferta de 70 vagas para o cargo de Auxiliar Médico Legal.

Desde o dia 26 de novembro, já estão abertas as inscrições para o novo concurso do Instituto Geral das Perícias de Santa Catarina (IGP). De acordo com o edital do processo seletivo, a instituição está oferecendo 70 vagas, sendo todas para a função de auxiliar médico legal. Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de dezembro.


Sobre os requisitos solicitados para os interessados, a carga horária e valor inicial do salário

Para esse processo seletivo, os interessados precisam ter concluído um curso de formação profissional, com mínimo de 120 horas de aula. Com relação à jornada de trabalho, ela será de 40 horas por semana. Os aprovados vão receber inicialmente a quantia de R$ 4.581,90.


A respeito das cidades em que as vagas estão sendo oferecidas para este concurso público

As 70 oportunidades oferecidas neste processo seletivo foram divididas em 28 municípios dos estados de Santa Catarina. Abaixo você confere quais são as cidades e também o número de vagas destinadas para cada uma.


– 01 para Araranguá.


– 04 para Balneário Camboriú.

– 04 para Blumenau.

– 01 para Brusque.

– 02 para Caçador.

– 03 para Campos Novos.

– 02 para Canoinhas.

– 06 para Chapecó.

– 01 para Concórdia.

– 04 para Criciúma.

– 02 para Curitibanos.

– 05 para Florianópolis.

– 02 para Jaraguá do Sul.

– 02 para Joaçaba.

– 04 para Joinville.

– 04 para Lages.

– 01 para Laguna.

– 02 para Mafra.

– 02 para Palhoça.

– 01 para Porto União.

– 01 para Rio do Sul.

– 02 para São Bento do Sul.

– 02 para São José.

– 02 para São Lourenço do Oeste.

– 02 para São Miguel D’Oeste.

– 01 para Tubarão.

– 03 para Videira.

– 04 para Xanxerê.

Para algumas vagas existem oportunidades para portadores de necessidades especiais. Para conferir em quais municípios existe essa possibilidade, basta ir até o tópico “4.1.3 – Lotações, vagas totais e vagas reservadas para pessoas com deficiência”. O edital pode ser consultado em: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2021/11/22214005/2021_igp_ed_001.pdf.

Informações sobre as etapas seletivas deste processo seletivo

Segundo o que consta no documento oficial, as pessoas que se inscreverem vão participar das seguintes avaliações:

– Primeira etapa: inscrições.

– Segunda etapa: prova objetiva de conhecimentos.

Essa fase será composta por um teste com 80 perguntas de múltipla escolha, de conhecimentos gerais e específicos. Na parte de conhecimentos gerais serão cobradas perguntas dos seguintes conteúdos: 12 de língua portuguesa; 10 de noções de direito; 08 de raciocínio lógico; 05 de inglês e 05 de noções de informática.

Já em conhecimentos específicos, os candidatos vão precisar resolver questões das seguintes matérias: 18 de biologia; 18 de noções de medicina legal e 04 de noções de segurança do trabalho. A segunda etapa será realizada no dia 30 de janeiro de 2022 e poderá ser feita nas seguintes localidades: Chapecó, Lages, Balneário Camboriú, Joinville, Blumenau, Florianópolis, Caçador e Criciúma.

– Terceira etapa: exames específicos divididos em avaliação de capacidade física, aptidão psicológica vocacionada, prova de títulos e avaliação para PCD.

Os testes físicos estão marcados para o dia 27 de fevereiro de 2022, em Florianópolis. E neles serão realizados diferentes tipos de exercícios físicos para avaliar resistência, flexibilidade, força, dentre outras características dos candidatos.

Com relação, a avaliação de aptidão psicológica vocacionada deve ocorrer no mês de março.

Já a prova de título vai distribuir pontos nos títulos de técnico, graduado, especialização, mestrado e doutorado em curso técnico, graduação e pós-graduação na área da saúde e também em outras áreas de formação. Essa etapa deve acontecer em abril.

A prova para PCD será realizada por uma equipe multidisciplinar que avaliará as condições físicas e psicológicas desses candidatos.

– Quarta fase: exame toxicológico.

– Quinta fase: investigação social.

A penúltima e a última etapa vão ocorrer em maio e os candidatos precisam atender todas as normas que foram dispostas no edital para participarem dessa fase.

Inscrições para o certame do Instituto Geral das Perícias de Santa Catarina

As inscrições para esse concurso podem ser feitas até às 16h, do dia 27 de dezembro de 2021. Através do site: igp.fepese.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 180,00. O resultado final deste concurso será publicado em 01 de junho de 2022.

Boa sorte!

Por Isabela Castro



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.