Concurso IBGE 2021 – Vagas, Inscrições


Concurso IBGE 2021 – Vagas, Inscrições

Categorias: 2021 - Concursos públicos - IBGE

O certame do IBGE está com 204.307 vagas temporárias para a realização do Censo Demográfico deste ano.

Novo concurso público está oficialmente aberto, nesse início de primeiro semestre de 2021.

O certame vai prover cargos no órgão do IBGE de 2021. São dois documentos de editais disponíveis que abrem a disponibilização de 204.307 postos temporários para o Censo Demográfico neste ano. Os cargos se destinam a candidatos que possuam nível fundamental e médio de escolaridade, em todas as regiões do território brasileiro.

Este processo de seleção tem como banca organizadora o instituto Cebraspe. A distribuição dos postos, dentro das modalidades deste cargo, segue o seguinte critério:

Os 204.307 postos de trabalho temporário, neste certame do IBGE para atuação no Censo de 2021, serão distribuídos conforme segue e relação:

Na função de Recenseador são 181.898 cargos; na função de Agente Censitário Municipal são 5.450 cargos; e na função de Agente Censitário Supervisor são 16.959 cargos temporários.

Sobre o itinerário deste concurso do IBGE 2021, desde o período de cadastro de inscrições até as datas das provas, seguem as informações:

São dois prazos distintos para cadastro de inscrição: para os candidatos para a função de Agente Censitário Municipal e Agente Supervisor, o período de inscrições iniciou no dia 19 deste mês de fevereiro e seguirá em aberto até o dia 15 do mês de março de 2021. Para o cargo de Recenseador, o período de inscrição inicia no dia 23 deste mês de fevereiro e se estenderá até o dia 19 do mês de março de 2021.

Sobre o itinerário das provas objetivas deste processo seletivo, o Concurso IBGE edição 2021, seguem as instruções:

Para todos os concorrentes inscritos serão ministrados cadernos de provas objetivas, que estarão preenchidos de questões objetivas versando sobre todo o conteúdo programático, entre questão Certa (C) e Errada (E), dentro do sistema de pontuação adotado pelas diretrizes do instituto Cespe. Abaixo segue a sequência de aplicação das provas, conforme o cargo e as matérias correspondentes:

Leia também:  Concurso UFMS 2018 - Vagas para Técnico-Administrativos em Educação

– Para o cargo de Agente Censitário Municipal e de Supervisor: a prova para esta categoria de candidatos está agendada para aplicação no dia 18 do mês de abril deste ano de 2021. O bloco conterá 60 questões objetivas versando sobre as seguintes matérias: em Língua Portuguesa; na área de Raciocínio Lógico Quantitativo; no setor de Ética em Serviço Público; em matéria que abrange Noções de Administração e no ramo de Situações Gerenciais; e na área de Conhecimentos Técnicos, inteiramente baseados no caderno do IBGE que está disponível em PDF no site oficial da banca organizadora.

– Para o cargo de Recenseador: a prova para esta categoria de candidatos está agendada para aplicação no dia 25 do mês de abril de 2021. O bloco conterá em torno de 50 questões objetivas versando sobre as seguintes matérias: em Língua Portuguesa; em Matemática; na área de Ética em Serviço Público; e na área de Conhecimentos Técnicos, inteiramente baseados no caderno do IBGE que está disponível em PDF no site oficial da banca organizadora.

Sobre as inscrições:

Todas as pessoas interessadas em participar deste certame deverão acessar o site do instituto Cebraspe, preencher a ficha cadastral, que está disponível online, em seguida, gerar o boleto com o valor a ser quitado, e que varia em conformidade com o cargo:

Para a função de Recenseador está em 25 reais. Para a função de Agente Censitário Municipal e de Agente Censitário Supervisor está em 39 reais. No ato da inscrição, cada candidato deverá indicar, rigorosamente, a região onde pretende atuar, e a cidade onde poderá participar da prova.

O documento de edital deste certame do IBGE, edição 2021, está disponível pelo Diário Oficial da União, na página 37, publicado no dia 18 de fevereiro.

Leia também:  Concurso TJ RS 2018 - Inscrições, Vagas

Por Paulo Henrique dos Santos

Concursos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *