Concurso IBGE 2021 – Vagas, Inscrições

Categorias: 2021 - Concursos públicos - IBGE

O certame do IBGE está com 204.307 vagas temporárias para a realização do Censo Demográfico deste ano.

Novo concurso público está oficialmente aberto, nesse início de primeiro semestre de 2021.



O certame vai prover cargos no órgão do IBGE de 2021. São dois documentos de editais disponíveis que abrem a disponibilização de 204.307 postos temporários para o Censo Demográfico neste ano. Os cargos se destinam a candidatos que possuam nível fundamental e médio de escolaridade, em todas as regiões do território brasileiro.

Este processo de seleção tem como banca organizadora o instituto Cebraspe. A distribuição dos postos, dentro das modalidades deste cargo, segue o seguinte critério:

Os 204.307 postos de trabalho temporário, neste certame do IBGE para atuação no Censo de 2021, serão distribuídos conforme segue e relação:



Na função de Recenseador são 181.898 cargos; na função de Agente Censitário Municipal são 5.450 cargos; e na função de Agente Censitário Supervisor são 16.959 cargos temporários.

Sobre o itinerário deste concurso do IBGE 2021, desde o período de cadastro de inscrições até as datas das provas, seguem as informações:

São dois prazos distintos para cadastro de inscrição: para os candidatos para a função de Agente Censitário Municipal e Agente Supervisor, o período de inscrições iniciou no dia 19 deste mês de fevereiro e seguirá em aberto até o dia 15 do mês de março de 2021. Para o cargo de Recenseador, o período de inscrição inicia no dia 23 deste mês de fevereiro e se estenderá até o dia 19 do mês de março de 2021.

Sobre o itinerário das provas objetivas deste processo seletivo, o Concurso IBGE edição 2021, seguem as instruções:

Para todos os concorrentes inscritos serão ministrados cadernos de provas objetivas, que estarão preenchidos de questões objetivas versando sobre todo o conteúdo programático, entre questão Certa (C) e Errada (E), dentro do sistema de pontuação adotado pelas diretrizes do instituto Cespe. Abaixo segue a sequência de aplicação das provas, conforme o cargo e as matérias correspondentes:

– Para o cargo de Agente Censitário Municipal e de Supervisor: a prova para esta categoria de candidatos está agendada para aplicação no dia 18 do mês de abril deste ano de 2021. O bloco conterá 60 questões objetivas versando sobre as seguintes matérias: em Língua Portuguesa; na área de Raciocínio Lógico Quantitativo; no setor de Ética em Serviço Público; em matéria que abrange Noções de Administração e no ramo de Situações Gerenciais; e na área de Conhecimentos Técnicos, inteiramente baseados no caderno do IBGE que está disponível em PDF no site oficial da banca organizadora.

– Para o cargo de Recenseador: a prova para esta categoria de candidatos está agendada para aplicação no dia 25 do mês de abril de 2021. O bloco conterá em torno de 50 questões objetivas versando sobre as seguintes matérias: em Língua Portuguesa; em Matemática; na área de Ética em Serviço Público; e na área de Conhecimentos Técnicos, inteiramente baseados no caderno do IBGE que está disponível em PDF no site oficial da banca organizadora.

Sobre as inscrições:

Todas as pessoas interessadas em participar deste certame deverão acessar o site do instituto Cebraspe, preencher a ficha cadastral, que está disponível online, em seguida, gerar o boleto com o valor a ser quitado, e que varia em conformidade com o cargo:

Para a função de Recenseador está em 25 reais. Para a função de Agente Censitário Municipal e de Agente Censitário Supervisor está em 39 reais. No ato da inscrição, cada candidato deverá indicar, rigorosamente, a região onde pretende atuar, e a cidade onde poderá participar da prova.

O documento de edital deste certame do IBGE, edição 2021, está disponível pelo Diário Oficial da União, na página 37, publicado no dia 18 de fevereiro.

Por Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *