Concurso IBGE 2021 Censo


Concurso IBGE 2021 Censo

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos públicos - IBGE

Seleção oferece mais de 200 mil vagas.

Uma boa notícia para aqueles que estão aguardando oportunidade de participar de concurso público no ano de 2021. Saiu este mês, dia 18/02, o edital para o próximo concurso do IBGE – na verdade são dois editais, com cargos de nível fundamental e médio. O total de vagas, quando somados os dois editais, é de 204.307.

De caráter temporário, os cargos disponíveis são:

  • Recenseador (o número de vagas para o cargo é de 181.898);

  • Agente Censitário Municipal (para este, a quantidade é de 5.450 vagas);

  • Agente Censitário Supervisor (com 16.959 vagas disponíveis).

A banca escolhida para organizar o concurso é a CEBRASPE.

Inscrições

As inscrições para o concurso do IBGE 2021 acontecem em datas diferentes, de acordo com cada edital.

As inscrições para o cargo de Recenseador tiveram início no dia 23 de fevereiro e se encerram no dia 19 de março. Já para aqueles que desejam se candidatar ao cargo de Agente Censitário Supervisor ou Municipal, as inscrições, que começaram no dia 19 de fevereiro, terminarão no dia 15 de março.

Endereço para realizar a inscrição: https://www.cebraspe.org.br/

Salários e benefícios oferecidos

O agente Censitário Municipal receberá o salário de R $2.100. E para o agente Censitário Supervisor, o salário oferecido é de R$1.700.

Os Recenseadores não têm o salário fixado, já que recebem de acordo com o que conseguirem produzir. Para que possa ser calculado, deverá ser levado em conta o setor (urbano ou rural), a carga horária e a quantidade de casas que foram recenseadas pelo agente.

Quais requisitos são necessários para participar do concurso do IBGE?

Para o cargo de Recenseador, a escolaridade exigida é o nível fundamental completo.

Leia também:  Concurso MPU 2018 - Inscrições Abertas

Os cargos de agente Censitário Municipal e agente Censitário Supervisor devem ter o ensino médio completo.

O concorrente também deve ter no mínimo 18 anos quando for assinar o contrato de trabalho, além de ter nacionalidade brasileira ou portuguesa (desde que esteja amparado pelo Estatuto da Igualdade).

Outra exigência é que o candidato precisa apresentar uma declaração feita de próprio punho de que não possui empresa ou faça parte de sociedade privada, ainda que seja na condição de MEI (Microempreendedor individual).

O aspirante ao cargo não pode ser das Forças Armadas, da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militares mesmo que esteja já aposentado.

Principais atribuições de cada cargo

  • Recenseador – deve realizar a coleta de dados dos domicílios que lhe foram atribuídos dentro da sua área de trabalho. Seguindo as instruções recebidas, deve registrar todos estes dados no dispositivo móvel. É sua obrigação manter o sigilo de todas as informações coletadas e de todas as demais ações.

  • Agente Censitário Municipal – este deve garantir a perfeita cobertura da área, para que sejam respeitados os prazos e a qualidade dos dados que os Recenseadores coletam. Para obter conhecimento prático, deve acompanhar o Agente Censitário Supervisor quando estiver se iniciando a coleta da pesquisa urbanística que fica em torno dos domicílios onde será feito o recenseamento. Para garantir o bom andamento do trabalho, deve acompanhar de forma contínua a coleta feita nas áreas em que atua cada Agente Censitário Supervisor através dos relatórios e sempre que for preciso, adotar as medidas necessárias.

  • Agente Censitário Supervisor – entre outras, estas são algumas das suas atribuições: deve sempre fazer o acompanhamento dos Recenseadores e esclarecer as dúvidas que estes possam ter a respeito dos limites dos setores censitários e também seus percursos fazendo assim que a coleta possa ser realizada sem erros. É de sua competência também as providências em relação às contratações, prorrogações de contrato e desligamento dos Recenseadores. Intervir e ajudar os Recenseadores sempre que alguém se recusa a atendê-los. Planejamento, organização, supervisão e avaliação do trabalho realizado pelos Recenseadores com o objetivo de garantir a boa cobertura da área territorial.

Leia também:  Concurso Prefeitura de Niterói RJ 2018 - Vagas Abertas

Provas

As provas do concurso estão marcadas para os seguintes dias:

  • Recenseador – 25 de abril;

  • Agente Censitário Supervisor e agente Censitário Municipal – 18 de abril;

Os candidatos ao cargo de agente Censitário Supervisor e agente Censitário Municipal farão prova contendo 60 questões das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio lógico Quantitativo, Noções de Administração/Situações gerenciais, Conhecimentos Técnicos e Ética no serviço público.

Para o cargo de Recenseador, a prova é de 50 questões. As disciplinas cobradas são: Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos técnicos, Ética no serviço público.

Além da prova, os inscritos devem passar por treinamento que pode classificar ou eliminar o candidato.

Após cinco dias de treinamentos presenciais os candidatos que conseguirem a aprovação, passarão por último teste coletando dados de Setores Censitários de Povos e Comunidades Tradicionais.

Henri Silva

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *