Concurso FAB 2022 – Curso de Formação de Sargentos


A Força Aérea Brasileira está ofertando 243 vagas para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica.

Ainda na semana passada, foi divulgado o edital do concurso da Força Aérea Brasileira (FAB). O processo seletivo em questão contará com 243 vagas e será realizado através do Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para o primeiro semestre de 2023. De acordo com as informações veiculadas no ato da publicação do documento, entre as novas vagas abertas para a FAB, 48 serão reservas para os candidatos negros.


Segundo o divulgado, as pessoas interessadas em participar do processo seletivo em questão precisam ter formação no ensino médio. Além disso, as suas idades devem ser entre 17 anos e 25 anos. Entretanto, vale pontuar que no caso dos candidatos cujas idades estejam próximas do limite, eles somente poderão se inscrever caso não completem 25 anos até o dia 31 de dezembro de 2022.


Vale ressaltar ainda que as vagas do novo concurso da FAB são destinadas para áreas específicas. Nesse sentido, foi veiculado no edital que os postos se destinam a ocupar as vagas de Não-Aeronavegante, Aeronavegante e Controle de Tráfego Aéreo.


Embora candidatos de ambos os sexos possam se inscrever desde que cumpram os requisitos citados previamente, existem algumas diferenciações quanto aos cargos que valem a pena destacar. Nesse sentido, é possível afirmar que os candidatos do sexo masculino poderão concorrer a vagas de Mecânico de Aeronaves, Material Bélico e Guarda e Segurança.


No que se refere às vagas para os dois sexos, é possível citar que existem outros 96 postos destinados ao Controle de Tráfego Aéreo. Além disso, os postos para Equipamento de Voo também são para homens e mulheres.

Um ponto que merece destaque sobre o concurso da FAB é o fato de que durante a realização do curso, os candidatos que forem aprovados estarão automaticamente sujeitos a o regime escolar da EEAR. Assim, a remuneração será compatível com isto e está devidamente discriminação no edital. Logo, deve ser observada com atenção no ato da inscrição.

Além disso, se o candidato for militar da ativa da Aeronáutica ou mesmo se estiver fixado como Aluno da Escola da Formação de Sargentos, além de receber benefícios como a alimentação, o fardamento, a assistência médica e dentária e o alojamento, isso será feito de forma exclusiva. Vale também citar que após o ingresso o salário será de R$3,8 mil, o que segue a tabela de salários militares em vigência atualmente.

Sobre as inscrições, vale pontuar que elas começarão ainda no dia 14 de fevereiro de 2022. Além disso, conforme o divulgado pelo edital, elas se estenderão até o dia 14 de março de 2022, totalizando 30 dias. Todo o processo pode ser feito através da internet e através do site de ingresso da Aeronáutica ou do próprio site oficial da FAB. Segundo o que foi divulgado até o presente momento, será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$80. Não foram divulgadas informações sobre a possibilidade de pedir isenção da taxa em questão.

Uma vez que o processo seletivo tenha início, os candidatos precisarão passar por várias etapas avaliativas distintas. Entre elas destaca-se uma prova escrita, que contará com questões voltadas para língua portuguesa, matemática, língua inglesa e física. Além da prova escrita, será preciso passar por uma inspeção de saúde e também pelo exame de aptidão psicológica. Nesse sentido, ainda existe um teste voltado para a avaliação de condicionamento físico do candidato.

Então, uma vez que tais etapas sejam concluídas, será preciso se submeter ao processo de heteroidentificação complementar e, por fim, ter os documentos validados para assumir o posto. O calendário do concurso também já foi divulgado e a primeira etapa, que será a prova escrita, está prevista para acontecer no dia 05 de junho de 2022.

Por Amanda Guimarães Faria



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.