Concurso EPE 2022 – Inscrições Abertas


A Empresa de Pesquisa Energética está com as inscrições abertas em seu novo Concurso Público com a oferta de 119 vagas de emprego.

Se você pretende se inscrever no concurso da Empresa de Pesquisa Energética – EPE, lembre-se que o prazo será concluído em 10 de fevereiro. Portanto, não deixe para a última hora. Faça já o seu cadastro nesse certame que oferta 119 vagas a serem preenchidas por profissionais com diploma emitido por instituição de ensino devidamente regulamentada pelo Ministério da Educação – MEC. Veja outras informações previstas no edital deste concurso público a seguir.


Sobre as inscrições no certame da EPE

O edital, publicado no diário oficial na sexta-feira, 7 de janeiro, prevê que as inscrições tiveram o prazo de início a partir de 12 de janeiro (quarta-feira) e terminarão em 10 de fevereiro (quinta-feira). Para se cadastrar, acesse o portal da Fundação Getúlio Vargas – FGV, banca contratada para organizar esse processo seletivo da Empresa de Pesquisa Energética.


A taxa custa o valor de R$ 125 para todos os postos de trabalho disponíveis na EPE. Aqueles que forem de família de baixa renda ou que tiver registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadúnico pode ficar isento do pagamento.


Caso você precise realizar a prova em alguma condição especial, deve informar e justificar a sua necessidade no ato da inscrição.


Sobre as vagas oferecidas na EPE

Há 119 vagas previstas no edital, das quais 17 são para ocupação imediata e as outras para formação de cadastro reserva. Algumas dessas oportunidades são exclusivas para pessoas pretas e pardas e outras para pessoas com deficiência.

Caso você seja cotista como candidato afrodescendente, saiba que, ao ser aprovado no certame, será examinado por uma comissão de heteroidentificação, a fim de atestar a veracidade de sua condição pela lisura do processo seletivo.

E, se você for candidato PCD, deve enviar o laudo médico que confirma a sua doença. Além disso, quando de sua aprovação no concurso, uma junta médica vai lhe examinar com o intuito de avaliar sua habilidade de realizar as atividades laborais.

Os cargos disponíveis são: analista de pesquisa energética e analista de gestão corporativa. A jornada de trabalho é de 40 horas para todas as funções e a remuneração, já no início de carreira, é na faixa de R$ 11,5 mil. Ademais, a empresa oferece diversos benefícios aos seus funcionários.

Confira quais são as especialidades com vagas disponíveis: petróleo – abastecimento, planejamento de geração de energia, petróleo – exploração e produção, transmissão de energia, recursos humanos, petróleo – gás e bioenergia, e economia de energia.

Todas as oportunidades anunciadas pela empresa de pesquisa energética são a cidade do Rio de Janeiro, onde está situada a sua sede.

Sobre os requisitos para ser admitido na EPE

Além de obter aprovação no concurso e apresentar comprovante de escolaridade compatível com o que é exigido pela empresa, o candidato para tomar posse na EPE deve atender às seguintes exigências previstas no edital: possuir no mínimo 18 anos completos, ser brasileiro, ter registro ativo no respectivo conselho de classe, estar quite com o serviço militar e com a justiça eleitoral, entre outros requisitos.

Sobre as fases do certame da EPE

Os concorrentes aos cargos da empresa de pesquisa energética serão avaliados em duas etapas:

  1. Prova objetiva – contendo 70 quesitos sobre assuntos específicos de cada cargo e também conhecimentos básicos;
  2. Prova discursiva – escrita em até 20 linhas.

A data estabelecida em edital para realização desses exames é no domingo, 3 de abril.

Saiba mais detalhes sobre o processo seletivo da EPE

Confira outros detalhes importantes no edital do concurso público disponível no site da FGV (conhecimento.fgv.br/concursos/epe22), inclusive sobre as regras sanitárias.

A validade expira em 18 meses, caso não haja prorrogação, que dependerá de interesse do órgão público.

Por Melisse V..



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.