Concurso DPE SE 2021-2022 – Inscrições Abertas


O certame da Defensoria Pública no Estado de Sergipe está com as inscrições abertas para a contratação de Defensor Público.

Outro concurso de grande proporção está aberto aos cidadãos residentes na Região Norte do Brasil.


Desta maneira, o novo edital do certame DPE/SE está publicado. Processo de seleção que proverá cargos no órgão da Defensoria Pública no Estado de Sergipe. Está sendo disponibilizado 6 postos vitalícios para a função de Defensor Público, cujo vencimento inicial está no teto de 16.761 reais.


O período de inscrição iniciou no fim do mês passado e seguirá aberto até o dia 28 deste mês (dezembro). O procedimento para cadastro de inscrição é o acesso ao portal digital da instituição Cebraspe, eleita banca organizadora. O valor da taxa cadastral está em 250 reais.


Distribuição dos cargos e remunerações, de acordo com as categorias elencadas neste certame:

Como foi anunciado acima, serão preenchidos seis postos, cujos salários mensais estão na escala de 16 mil reais, passando por sucessivas progressões com o tempo de carreira, conforme segue abaixo a discriminação:


Na primeira categoria: vencimento no teto de 33.250 reais;

Na segunda categoria: vencimento na categoria de 28.913 reais;

Na categoria de Defensor Substituto, com remuneração na escala de 25.142 reais;

Na categoria de Defensor Substituto Ingresso, com salário de 16.761 reais.

Fases deste processo seletivo:

Conforme o regulamento do próprio edital, este certame será realizado em cinco fases, conforme segue abaixo:

Inicia com a aplicação dos cadernos de Prova Objetiva; a fase seguinte é a das Provas Dissertativas Específicas; a Prova Oral e a Prova dos Títulos.

Descrição:

O bloco de prova objetiva consistirá em um caderno contendo em torno de 100 questões de tipo múltipla escolha, e cinco horas para resolução. Os exercícios abordarão os seguintes conteúdos:

Matéria de Direito Civil; em Direito Processual Civil; na área de Direito Penal e Processual Penal; matéria de Execução Penal e Constitucional; na área de Direito Administrativo; na área de Direito da Criança e Adolescente; em matéria de Direito dos Idosos; em Direito do Consumidor; na área de Direitos Humanos; na área de Direitos Difusos e Direitos Coletivos; questões sobre Princípios Institucionais e em Legislação de Defensoria Pública.

Os cadernos de provas dissertativas. Os concorrentes classificados na fase um serão conduzidos para as duas provas escritas específicas, na sequência. Os dois cadernos serão ministrados na mesma data, em período distintos, matutino e vespertino.

O primeiro bloco será o teste discursivo abordando simulacro de peça processual na área cível, e corpo de texto com até 120 linhas. O conteúdo programático, aqui, abrangerá o seguinte: em Direito Civil e matéria de Direito Processual Civil ou Administrativo. O teste fechará com duas questões discursivas versando sobre os seguintes temas:

Matéria de Direito Civil e Processual Civil; em Direito Administrativo e Direitos Humanos; na área de Direito dos Consumidores; em matéria de Direitos Difusos e Direitos Coletivos; na área de Direitos da Criança e Adolescente; em Direitos Institucionais e na área da Legislação de Defensoria Pública.

O segundo caderno de prova dissertativa abordará simulacro de peça processual na área cível, e corpo de texto com até 120 linhas. O conteúdo programático: em Direito Penal e Processual Penal; na área de Execução Penal e Constitucional. O teste fecha com mais duas questões discursivas versando sobre os seguintes temas:

Em Direito Penal e Processual Penal; em Direito Constitucional e sobre o Estatuto da Criança e Adolescente. Para ambas as provas de redação será permitido aos concorrentes consulta a edições da legislação não comentadas e não comparadas.

A prova oral: nessa fase os concorrentes deverão responder em voz alta às questões que lhes forem endereçadas, em modo classificatório, respondendo às arguições dos componentes da banca examinadora.

Resumo:

Período de inscrição até o dia 28 de dezembro; taxa cadastral no valor de 250 reais; realização da Prova Objetiva no dia 13 de março, 2022; Provas Escritas Específicas no dia 10 de abril de 2022.

Por Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.