Concurso DPE RS 2021 – Banca Organizadora é Definida

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos públicos - DPE - Rio Grande do Sul

Seleção oferece 33 vagas para Defensor Público.



Novo concurso público está em fase de acabamentos, para publicação definitiva do documento de edital.

Trata-se do próximo certame que proverá cargos no DPE/RS, ou órgão da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Serão disponibilizadas vagas para a função de defensor público. A comissão segue estruturando o itinerário do processo e a instituição que atuará como banca organizadora foi o Cebraspe, conforme explica nova edição do Diário Oficial da União, publicada no início desta semana. Portanto, o passo seguinte será a assinatura do contrato com a instituição. Dado este passo, a fase seguinte será a publicação da abertura do período de inscrições.

É importante manter a população atualizada sobre as oportunidades de trabalho e concursos, para que se abram mais perspectivas, portas para novos empregos e as pessoas possam superar essa crise de pandemia.

Este novo processo seletivo, conforme as informações já publicadas, estará disponibilizando em torno de 33 postos efetivos que exigem dos concorrentes graduação em nível superior, na área de Direito e registro de, no mínimo, três anos em atividade jurídica. O valor do salário inicial está em 22 mil reais, considerando o histórico do último certame para a mesma função, realizado no ano de 2018.



Não faz muito tempo que foram anunciadas algumas, alegadas, alterações sobre o regulamento deste mesmo concurso, cuja estrutura da prova poderá contar com um bloco contendo até 200 questões objetivas, entre resposta "certa" ou "errada", (além e algumas pegadinhas), bastante distinta dos processos seletivos anteriores, os quais consistiram em provas de até 100 questões objetivas.

Deste modo, as questões que vão preencher os cadernos de provas serão apresentadas da seguinte maneira: uma questão correta terá valor de 0,5 pontos e para cada questão errada haverá desconto de 0,5, ou seja, a avaliação será rigorosamente equilibrada. No caso de haver dupla marcação ou ausência da devida marcação a questão será automaticamente anulada, ou seja, não será contada na avaliação.

Sobre o conteúdo programático das provas e sequência de etapas deste certame da DPE/RS, segue:

Conforme o mesmo regulamento, acima citado, que havia sido publicado no mês de setembro do ano passado, este processo de seleção será realizado conforme a seguinte sequência de fases: inicia com a prova objetiva, em caráter eliminatório e classificatório; depois serão ministradas as provas discursivas, também em caráter eliminatório e classificatório; a fase de abertura de sindicância sobre a vida pregressa de cada candidato, os necessários exames físicos e testes psicológicos, junto das entrevistas, ainda em caráter eliminatório; a fase das provas orais, em caráter eliminatório e classificatório; a chamada prova da tribuna, de caráter eliminatório e classificatório; por fim, a avaliação sobre os títulos, apenas classificatória.

Conteúdo programático: o caderno de provas conterá, portanto, 200 questões, versando em matéria de língua portuguesa; em matéria de direito constitucional; na área de direito civil; na área de direto de famílias; na área de direito processual civil, na área de direito do consumidor; em matéria de direito penal; em matéria de direito processual penal; na área de criminologia; na área de direito em execuções penais; em matéria de direito da criança e direito do adolescente; na área de direito tributário; na área de direito administrativo; em direitos humanos e na área de direito institucional.

Sumarizando o essencial:

Concurso para cargos no DPE/RS, ou órgão da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul. 33 postos. Cargo na área de Defensor Publico; escolaridade exigida: Ensino Superior; banca organizadora: instituto Cebraspe. lotação das vagas no Rio Grande do Sul.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *