Concurso DPE PB 2022 – Inscrições, Vagas


A Defensoria Pública do Estado da Paraíba está com 20 vagas abertas em seu novo Concurso Público.

Se você está em busca de uma boa chance de conquistar estabilidade financeira e laboral confira essa notícia. A Defensoria Pública do Estado da Paraíba informa que estão abertas as inscrições para seu novo concurso púbico que visa preencher 20 vagas de nível superior. Para concorrer às oportunidades de trabalho, os candidatos devem ter graduação completa em Ciências Jurídicas. O certame terá 4 fases para avaliar os concorrentes. Veja outros detalhes a seguir.


Inscrições no concurso público da DPE PB

Apenas serão aceitas inscrições feitas via internet. Para que você garanta a sua participação no processo seletivo que visa prover vagas efetivas na Defensoria Pública da Paraíba é necessário acessar o endereço eletrônico da banca responsável pelo certame que foi contratada pelo órgão, a Fundação Carlos Chagas – FCC – www.concursosfcc.com.br/concursos/dpepb121/index.html.


O edital foi publicado em janeiro no diário oficial do estado e as inscrições tiveram início em 31 de janeiro (segunda-feira) e seguem abertas até 9 de março (quarta-feira). O valor da taxa de inscrição custa R$ 300 e deve ser quitado até 9 de março.


Quem for doador de leite materno, de medula óssea ou de sangue ou ainda esteja registrado no CADÚNICO pode solicitar isenção do pagamento.


Quais os requisitos para participar do concurso público da DPE PB

Além de ser aprovado no certame e apresentar diploma de graduação em Direito, emitido por instituição de ensino superior registrada no Ministério da Educação – MEC, para tomar posse o candidato deve comprovar experiência na área jurídica de, no mínimo 2 anos.

Veja quais são os outros requisitos previstos no edital: ter mais de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, nesse último caso, se for homem, ser brasileiro, possuir capacidade mental e física para realizar as atividades do trabalho, ter gozo pleno dos direitos políticos e civis, entre outras exigências.

Sobre as vagas previstas no edital do concurso público da DPE PB

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba pretende contratar 20 profissionais de nível superior para o cargo de Defensor Público, sendo 2 vagas exclusivas para pessoas com deficiência – PCD e 4 para negros, pardos, indígenas e quilombolas.

A remuneração inicial para aqueles que ingressarem na carreira é de R$ 12,3 mil. Além disso, o candidato aprovado poderá receber outros benefícios e gratificações.

Quem concorrer como cotista PCD deve apresentar o laudo médico que confirma a sua deficiência. Uma vez obtendo aprovação no concurso, deverá ser examinado por junta médica para atestar o grau e a classificação da sua deficiência.

Aqueles que forem se candidatar às vagas reservadas aos negros, pardos, quilombolas e índios deverão passar por avaliação de comissão de heteroidentificação.

Sobre as fases de seleção do certame da DPE PB

Os candidatos serão examinados em 4 etapas, a saber: prova objetiva, prova dissertativa, avaliação oral e avaliação de títulos.

Na primeira fase os candidatos devem responder a 100 questões de múltipla escolha em 5 horas de prova. Esse tempo também é reservado para realizar a marcação do cartão de resposta.

A etapa de exame discursivo corresponde a duas provas, cada uma com 4 horas de duração e 1 peça processual e 2 quesitos dissertativos.

A prova objetiva está prevista para o domingo 24 de abril e a discursiva para 26 de junho.

Na terceira fase é permitido consultar legislação.

Para a última etapa o candidato deve enviar para a banca os seus certificados e diplomas a fim de comprovar sua experiência na área jurídica, bem como cursos de especialização e pós-graduação.

Outros detalhes do concurso da DPE PB

O certame tem validade prevista de 2 anos. Esse prazo pode ser renovado por mais 2 anos, a depender do interesse da gestão do órgão, contando a partir de quando for homologado.

Para saber mais acesse o site www.concursosfcc.com.br/concursos/dpepb121/index.html.

Por Melisse V..



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.