Concurso Defensoria Pública DF 2020

Publicado o Edital da Defensoria Pública do Distrito Federal

O segundo semestre de 2020 iniciou com boas perspectivas de concursos. Está oficialmente aberto o certame que proverá cargos no setor da Defensoria Pública, no Distrito Federal (Brasília), conforme publicação no Diário Oficial da região. Este processo de seleção tem como banca organizadora o instituto Centro Brasileiro de Pesquisa para Avaliação e Seleção e para a Promoção de Eventos, o Cebraspe.

O concurso está disponibilizando 60 postos efetivos para funções no cargo de analista em apoio à área de assistência judiciária, sendo carreira de Apoio à Assistência Judiciária, exercida na Capital Federal. O critério de distribuição das vagas é o seguinte:

São vagas destinadas aos departamentos de direito e de legislação (candidatos graduados em direito); no setor de administração; no setor de arquivologia; setor de arquitetura; de comunicação social (candidatos graduados em jornalismo); no setor de contabilidade e de economia. No departamento de Engenharia civil; no departamento de informática; na área de psicologia e de serviço social. Segue o modo de distribuição:

Na seção de Direito são 30 vagas, sendo 18 na concorrência, seis na categoria PCD e seis na de afrodescendentes; Na seção de Administração, são oito vagas, sendo cinco na concorrência e uma na categoria PCD, duas para afrodescendentes; Na seção de Arquivologia está disponível uma vaga; Na seção de Arquitetura são dois postos; Na seção de Jornalismo está disponível uma vaga; Na seção de Contabilidade são cinco postos, dos quais um para a categoria PCD e um para afrodescendentes; – Na seção de Economia, com uma vaga; Na seção de Engenharia civil, com dois postos; Na seção de Banco de dados, com uma vaga; Na seção de Desenvolvimento de sistemas, com dois postos; Na seção de Redes, são três vagas; Na seção de Psicologia, com duas vagas; Na seção de Serviço Social. Dois postos.

O vencimento inicial está no valor de 5.241 reais, além dos benefícios. A carga horária é de 35 horas por semana. Fases do processo de seleção: O exame consistirá na aplicação de cadernos de provas objetivas, suplementado de provas discursivas, sendo completado por meio da análise de títulos. As provas serão ministradas em novembro. Estrutura da prova: O bloco conterá em torno de 120 questões, das quais 50 versando sobres os conhecimentos básicos, língua portuguesa, sobre Brasília e sobre legislação; 70 questões abordando conhecimentos específicos. A aplicação da prova objetiva se dará dentro do período de três horas e trinta minutos, período matutino e vespertino.

Sobre a inscrição, segue:

Todas as pessoas interessadas deverão acessar o site oficial da banca organizadora: www.cebraspe.org.br. O prazo se dará entre os dias 15 de setembro e cinco de outubro de 2020. A taxa cadastral está no valor de 101 reais. Conforme as instruções no texto do edital, estão sendo reservados 20% de postos para candidatos com deficiência e 20% para os candidatos afrodescendentes. Também será possível solicitar isenção, porém, somente para os cidadãos comprovadamente amparados por alguma das seguintes leis: Lei nº 4.949 do ano de 2012; Lei nº 5.818 do ano de 2017; Lei nº 5.968 do ano de 2017 ou Lei nº 6.314 de 2019. Para as pessoas que desejarem participar, e não disponham de internet, a instituição Cebraspe disponibiliza unidades para cadastro via internet, sendo necessário dirigir-se à Central de Atendimento ao Candidato, específica da Cebraspe, na Universidade de Brasília. No caso, o Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cebraspe. Local: Asa Norte. Vale a pena conferir esta oportunidade.

Para ter acesso a mais informações e atualizações confira a seguinte página: https://www.cebraspe.org.br/concursos/DPDF_20_ANALISTA

Por Halifas Quaresma.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *