Concurso Bombeiros AL 2021 – Banca Organizadora é Definida

Categorias: 2021 - Alagoas - Bombeiros - Concursos 2021 - Concursos públicos

Seleção oferecerá 170 vagas. Edital deverá ser divulgado em breve.



Este segundo trimestre de 2021 está repleto de oportunidades de concursos, trabalhos, estágios, trainees. Neste caso, um novo concurso está em curso.

O próximo certame proverá cargos efetivos no órgão dos Bombeiros (AL), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas. Depois de autorizada a solicitação do processo seletivo, por meio do governo do Estado, desde o mês de janeiro, o documento de edital está quase pronto e será publicado ainda nesse primeiro semestre de 2021.

No último dia nove (9) deste mês de abril foi divulgada, por meio do diário oficial do Estado, a assinatura que firma o contrato com a instituição que atuará como banca organizadora, no caso, o instituto Cebraspe. Assim que o contrato estiver firmado a publicação do edital será imediata e, de acordo com as últimas atualizações, o edital de abertura deste concurso será publicado até o mês de maio, não podendo passar deste período, dada a demanda e urgência do setor em engrossar seus quadro de servidores.

Sobre a distribuição dos postos, conforme a função e setor:

No total serão disponibilizados 170 postos. Deste conjunto de vagas a divisão em setores se dará em dois blocos: 150 cadeiras para a função de soldado e 20 cadeiras para a função de oficial.



Sobre os requisitos, segue: todas as pessoas interessadas deverão apresentar certificado de ensino médio; estar em idade entre 18 e 30 anos e possuir altura mínima de 1,65 metros (candidatos do sexo masculino) e 1,60 metros (candidatas do sexo feminino); possuir CNH na categoria "B".

Sobre os vencimentos: para a categoria de soldado, o salário inicial está em 1.410 reais; depois da conclusão do curso de formação do aspirante, a remuneração sobe para o valor de 3.633 reais. Para a categoria de oficial, o salário inicial este em 2.249 reais; depois da conclusão do curso de formação a remuneração sobe para 6.714 reais. Estas são vencimentos encorajadores.

Para melhor orientar as pessoas interessadas em participar deste próximo processo seletivo, que proverá cargos no Corpo de Bombeiros (Estado de Alagoas), segue:

O anterior certame para cargos de Bombeiros (AL), nas funções de soldado e oficial, realizado no ano de 2017, disponibilizou 150 vagas, no total, das quais 140 destinadas aos oficiais e as demais dez para a função de soldados combatentes.

Naquele evento, a instituição que atuou como banca organizadora foi o Cespe (UnB). O processo de seleção consistiu em várias etapas de classificação: iniciou pela aplicação de cadernos de provas objetivas; seguiu com a avaliação médica sobre as condições físicas e condições psíquicas dos concorrentes; os necessários testes sobre a aptidão física e a avaliação sobre a validade dos documentos, finalizando com a necessária investigação social sobre a vida de cada candidato classificado.

O bloco de prova conteve 120 questões, dividias conforme o seguinte critério: 50 versando em conhecimentos basilares e as demais 70 questões versando sobre conhecimentos específicos. A parte que abordou os conhecimentos mais básicos constitui o conteúdo programático clássico: em matéria de língua portuguesa; de língua estrangeira, abrangendo inglês e (ou) espanhol; em noções sobre informática; em matemática; matéria de raciocínio lógico; em ética; na área de cidadania e de direitos humanos, com o também em atualidades. Os conhecimentos mais específicos ficaram por conta da legislação pertinente ao Corpo de Bombeiros; em física; em química e na área de biologia.

Sumarizando o essencial: certame para cargos no Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas. Estão sendo ofertados 170 postos; cargos a serem preenchidos: de Soldado e de Oficial. Departamento de atuação: no de Segurança Pública. Grau escolar exigido: Ensino Médio. Banca organizadora: CESPE (UnB). Lotação no Estado de Alagoas.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *