Concurso Aeronáutica 2021 – Inscrições

Categorias: 2021 - 2022 - Aeronáutica - Concursos públicos

A Aeronáutica recebe inscrições em novo Concurso Público 2021 para seu Curso de Formação de Sargentos.



Recentemente foi divulgado o edital referente ao concurso da Aeronáutica. O processo seletivo em questão se destina ao ingresso no Curso de Formação de Sargentos (CFS) e tem o início previsto para o segundo semestre de 2022. De acordo com as informações veiculadas até o momento, o concurso preencherá o total de 314 vagas, que são destinadas a candidatos de ambos os sexos e estão disponíveis para todo o Brasil.

Vale ressaltar que entre as vagas disponibilizadas para o Curso de Formação de Sargentos, 31 delas serão destinadas à função de aerogovernantes. Além disso, especificando um pouco mais, o edital destaca que 22 dessas vagas serão destinadas para as especialidades de comunicação e as outras 9 serão destinadas para foto inteligência. As oportunidades em questão estão disponíveis para candidatos de ambos os sexos.

No que se refere às demais vagas do concurso, vale citar que 155 delas são voltadas para funções de não aerogovernantes. Assim, as especialidades desses postos são para os setores de eletricidade e instrumentos (20 vagas), meteorologia (16 vagas), informações aeronáuticas (14 vagas) estrutura e pintura (12 vagas), suprimento (23 vagas), guarda e segurança (30 vagas), metalurgia (4 vagas), desenho (4 vagas), bombeiro (14 vagas), eletromecânica (12 vagas) e cartografia (6 vagas).

A respeito dos postos citados anteriormente, é importante destacar que somente a especialidade de guarda e segurança se destina aos candidatos do sexo masculino com exclusividade. As demais podem também ser ocupadas por mulheres interessadas em ingressar no Curso de Formação de Sargentos.



Ainda é válido mencionar que existem outras 128 vagas disponíveis no processo seletivo da Aeronáutica Elas, por sua vez, se destinam à função de controle de tráfego aéreo e, assim como a maioria dos postos indicados, podem ser ocupadas pelos candidatos de ambos os sexos.

De acordo com as informações veiculadas no edital do concurso, quem se interessar por ingressar no Curso de Formação de Sargentos deve possuir ensino médio completo. Além disso, o documento também faz exigências quanto à idade dos candidatos e destaca que eles não podem ter menos do que 17 anos e tampouco completar 25 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matricula, que acontecerá no segundo semestre de 2022.

Sobre os salários, foi destacado que a função de terceiro-sargento recebe o soldo de R$3.825. Para realizar as inscrições, que começaram a ser recebidas no dia 9 de agosto e vão se estender até o dia 1º de setembro, os interessados podem usar dois veículos, o site do Comando da Aeronáutica (COMAER) e também o site da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Vale pontuar que será cobrada uma taxa de R$70 independente do cargo pretendido pelo candidato.

Também foram destacadas algumas informações a respeito do funcionamento do processo seletivo para o Curso de Formação de Sargentos. De encontro a isso, vale ressaltar que ele acontecerá através de duas etapas. A primeira delas consiste nas provas escritas, na inspeção de saúde (INSPAU), na heteroidentificação complementar (PHC), no exame de aptidão psicológica (EAP), no teste de avaliação do condicionamento físico (TACF) e, por fim, também será realizada a validação dos documentos dos candidatos aprovados.

Sobre as provas escritas, vale ressaltar que elas serão compostas por disciplinas como a língua inglesa, a matemática, a física e a língua portuguesa. Além disso, o edital prevê que a sua aplicação aconteça no dia 14 de novembro de 2021 e de forma presencial, de forma que as cidades que vão servir como sede para o processo seletivo também chegaram a ser divulgadas pelo edital.

Para consultar essa e outras informações relativas ao processo, basta ir até os sites oficiais da Aeronáutica brasileira.

Por Amanda Guimarães Faria



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *