Como produzir e interpretar textos de forma eficaz?

Quem está se preparando para um concurso público já deve ter ouvido falar em como é importante ter uma boa interpretação de textos, pois questões assim estão em quase todas as provas, seja de português, legislação e muitas vezes aparecem até em questões de matemática de naquelas que são específicas de uma determinada área.

O fato é que toda questão traz um enunciado em forma de texto e se isso não for muito bem compreendido, dificilmente a resposta será correta. Sempre que alguém lhe pede alguma coisa é preciso compreender exatamente o que aquela pessoa quer para que o retorno seja satisfatório.

Um bom exemplo é quando está andando na rua e alguém pergunta as horas. A pessoa não vai responder que é hora do almoço, ou que já é tarde, ou hora do lanche. Simplesmente se diz a horas e quem fez a pergunta vai embora satisfeito porque ouviu exatamente o que precisava saber.

Assim são as provas nos concursos, as questões estão lá para serem primeiramente interpretadas e em seguida é preciso responder o que se espera, não tem como fugir disso.

Mas será que existe uma 'receita de bolo' que possa ser seguida e assim o candidato não errar na interpretação de texto? Na verdade são várias as dicas para quem deseja se dar bem na prova, por isso é importante ficar atento a estas dicas abaixo e assim não errar na interpretação de uma questão, ou várias.

Ler as alternativas: este é um ótimo recurso que pode salvar muitos candidatos na prova. A princípio, o enunciado fica em segundo plano, apenas o título deverá ser lido e em seguida as alternativas. O próximo passo é pegar o lápis ou a caneta e começar a grifar a ideia central das alternativas e a partir daí já será possível perceber como as coisas ficaram mais claras.

A leitura do texto no enunciado: o nervosismo na hora da prova é um fator determinante para o fracasso. É preciso manter a calma e ler o texto que está no enunciado de uma só vez, sem ficar parando ou fazendo anotações. Em seguida se faz a leitura pela segunda vez, mas desta vez fazendo pausas para compreender ao máximo o que o texto quer dizer. E em uma terceira leitura, sublinhe aquelas ideias centrais em cada parágrafo, assim ficará mais fácil o entendimento.

As alternativas incorretas: descobrir a alternativa correta é sempre um grande desafio, mas o que muitos candidatos não percebem é que fazendo o caminho inverso pode ficar mais fácil. Tem sempre algumas alternativas incorretas que são óbvias, então comece por marcar estas. Vai eliminando as opções que já tem certeza de que estão erradas e assim ficará bem mais próximo da resposta que busca.

Usando as interrogações: quando se deparar com alguma alternativa que não tem certeza se está certa ou errada, identifique-a com um ponto de interrogação, assim ficará mais fácil para o cérebro organizar as coisas e saber o que realmente está precisando ser feito.

Fazendo comparações: agora vem o momento final, pois sobraram poucas alternativas, então o próximo passo é começar a comparar uma de cada vez com o que está no enunciado, é aí que de fato haverá a interpretação de texto. Sempre há informações explícitas no texto e isso facilita o entendimento. Em alguns casos as informações não estão tão claras, mas é só prestar um pouco mais de atenção para ver o que tem no texto que leva à alternativa correta.

Um cuidado que precisa ser tomado na interpretação de texto é que muitas vezes ocorre da pessoa seguir sua opinião, ao invés do que está descrito no texto. Lembre-se que sua opinião deve ser deixada de lado neste momento e atentar-se exclusivamente ao que o texto indica para chegar à alternativa certa.

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *